Obras de lançador submarino avançam no Abraão

O equipamento terá mais que o dobro de extensão e uma vazão de seis vezes mais em comparação ao atual

Quinta-Feira, 21/01/2021 | Superintendência de Comunicação .

O Serviço Autônomo de Captação de Água e Tratamento de Esgoto (Saae) de Angra dos Reis está construindo um novo lançador submarino na Vila do Abraão, na Ilha Grande. Na quarta-feira (20), o presidente da autarquia, Felipe Larrosa, foi até o local acompanhar o assentamento dos tubos do equipamento, que será utilizado para o descarte de efluentes.

O lançador submarino utilizado atualmente tem 500 metros, mais de 15 anos, está em estado precário e com um traçado inadequado. O novo terá 1.100 metros e capacidade de gerar uma vazão de 28 litros por segundo, seis vezes a mais do que o antigo, que possui vazão de 5,5 litros de efluentes por segundo.

O novo lançador jogará o esgoto tratado a 15 metros de profundidade. Para a construção dele está sendo utilizada uma tubulação sem vazamento, toda soldada. Ele será ancorado por 220 poitas, uma poita a cada três metros. Isso vai evitar que o emissário boie ou bata nos barcos que ficam ancorados próximos à areia.

- O lançamento mais afastado da praia proporcionará melhor condição de depuração, pelo mar, do restante da carga orgânica dos efluentes. Com isso, as condições da água junto à praia tendem a melhorar. Contamos com os moradores do Abraão para nos ajudar a fiscalizar e orientar as embarcações que ancoram nas proximidades da tubulação e, constantemente, danificam a estrutura – afirmou o presidente do Saae.




Secretarias relacionadas: SAAE