Atenção especial para a educação

Prefeitura trabalha na construção de três escolas e duas creches, além de estar ampliando outras três unidades educacionais

Terça-Feira, 09/02/2021 | Superintendência de Comunicação .

Entre as áreas que têm recebido atenção especial da Prefeitura de Angra está a educação. Além de a Secretaria de Educação trabalhar em um calendário escolar com atividades especiais à distância, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade, via Secretaria de Executiva de Obras, tem se empenhado na construção e reforma de várias escolas e creches.

No momento, estão sendo construídas três escolas (Parque Mambucaba, Frade e Banqueta) e duas creches (Belém e Banqueta). Outras escolas estão sendo ampliadas e reformadas: Morada do Bracuhy (Bracuí), Toscano de Britto (Gamboa) e Sérgio Louzada (Frade).

A escola que está sendo erguida no Parque Mambucaba fica ao lado da Nova Perequê e está 75% concluída. Terá dois pavimentos que vão abrigar 12 salas de aula e outras acomodações, como sala de informática e auditório. A nova unidade educacional atenderá a 24 turmas, sendo 10 de sexto ao nono ano da Escola Municipal Nova Perequê, que funciona provisoriamente no CIEP Guinard. As outras 14 turmas vão ser formadas mediante a demanda.

O bairro do Frade também vai ganhar uma nova escola. Um novo colégio está sendo feito ao lado da Escola Municipal Prefeito José Luiz Ribeiro Reseck, o que vai suprir a carência de vagas na região para os alunos do 1º segmento do ensino fundamental. A obra, que está sendo realizada com recursos do Fundeb, teve início em junho, e deve ser concluída em um ano.

A nova escola terá uma área construída de 1.701m², distribuída em dois pavimentos com elevadores e escada. A unidade escolar terá a capacidade para atender a 360 alunos por turno. Serão 12 salas de aula, sala multiuso, laboratório de informática, biblioteca, auditório para 40 pessoas, refeitório, cozinha, despensa, banheiro de funcionários, área de serviço, depósito de materiais de limpeza, sanitários para os alunos (masculino e feminino) adaptados para pessoas com deficiência em todos os pavimentos, pátio etc.

A unidade escolar que está sendo construída na Banqueta, ao lado do Condomínio Vale da Banqueta, vai acolher cerca de 600 alunos, do 1º ao 9º ano. A escola terá 12 salas, distribuídas em dois pavimentos. Os estudantes vão ter acesso ainda a uma biblioteca, um auditório com 42 assentos, laboratório, pátio coberto, entre outros.
Essa nova escola vai resolver um problema do bairro. A Escola Municipal Orlando Gonçalves atende a alunos do pré ao 5º ano, mas os estudantes do 2º segmento necessitam sair do bairro para estudar. Com a construção da nova unidade, isso não será mais preciso.

CRECHES

Fruto de uma parceria com o Governo Federal, a creche do Belém está muito perto de ser entregue à comunidade. Com 2.800 metros de área, oito salas de aula, recepção, sala de leitura e multiuso, sala de informática, quatro banheiros (adulto e infantil), dois banheiros para pessoas com deficiências, pátio coberto, anfiteatro e playground, a creche atenderá a 220 crianças, de 0 a 5 anos e 11 meses de idade.

A Banqueta vai ganhar mais uma creche em pouco tempo. O bairro já possui o Cemei Vale da Banqueta, responsável por atender a aproximadamente 300 crianças, de 4 e 5 anos, em seis salas de aula, em dois turnos; e 100 crianças, de 1 a 3 anos, em quatro salas, em horário integral.

Essa nova creche, que está sendo erguida ao lado do Condomínio Vale da Banqueta, vai somar ao Cemei Vale da Banqueta e contemplará até 120 crianças, em dois turnos (matutino e vespertino), ou 60 crianças em período integral.