Defesa Civil tem novo equipamento de resgate

Cesto aéreo duplo e controle remoto otimizam operações como busca e salvamento e cortes de árvores

Sexta-Feira, 18/06/2021 | Superintendência de Comunicação .

A Defesa Civil de Angra dos Reis recebeu, na última terça-feira (15), um novo equipamento importante para ações de resgate e emergências: um cesto aéreo duplo por controle remoto. Durante três dias (15, 16 e 17), agentes da instituição que trabalham com caminhão e operam maquinários pesados participaram de um treinamento para o uso do novo equipamento. As atividades foram realizadas na própria sede, no São Bento.

O novo equipamento otimiza trabalhos de emergência. O cesto duplo, acoplado em um caminhão munck, pode chegar a até 18 metros de altura e suporta até 110 quilos por cesto. Por ser comandado via controle remoto, garante mais mobilidade e amplitude de visão aos operadores, que não precisam mais ficar em um só local. Os agentes podem se mover ao redor da operação, o que possibilita diferentes ângulos de visão e um posicionamento que lhes assegure maior proteção.

O controle remoto é resistente a água, podendo ser usado em situações de chuva ou sol. Outra vantagem de seu uso é que a mobilidade que ele proporciona possibilita que o operador proteja sua vista quando estiver operando contra o sol. Com o novo equipamento também é possível, por exemplo, alçar mais de um profissional ao mesmo tempo nas operações, desde cortes de árvores a resgates. Este equipamento possibilita atividades de Defesa Civil mais precisas e seguras em locais de difícil acesso.