Sobre O Prefeito

Fernando Antônio Cecíliano Jordão

Fernando Antônio Cecíliano Jordão é natural de Angra dos Reis, tem 64 anos, católico, casado e pai de duas filhas. Entrou na vida pública após ter assumido a presidência do Iate Clube Aquidabã, e com o bom trabalho que fez no clube, as pessoas sugeriram que fosse candidato a prefeito. Determinado e audacioso foi eleito prefeito por dois mandatos (2001 a 2004 e 2005 a 2008).

Deixou a prefeitura de Angra com mais de 80% de aprovação popular. Candidato a deputado federal, foi eleito parlamentar também por dois mandatos, de 2011 a 2014 e foi reeleito deputado e ficou na Câmara Federal de 2015 a 2016, quando abriu mão de seu mandato para reassumir a prefeitura de Angra, já que foi eleito prefeito com 82,5% dos votos válidos.

Fernando Jordão é um homem de muitas realizações tanto como prefeito de Angra dos Reis, cidade que governou por oito anos, como parlamentar, com um currículo de deputado federal atuante e destemido na busca de soluções para os problemas das pessoas que mais precisam da presença do poder público. Sua principal característica é ser audacioso. Os projetos que colocou em prática revolucionaram a maneira de governar uma cidade.

Seu legado é citado até os dias atuais por simpatizantes e opositores e quando assumiu a Prefeitura, em 2001, encontrou-a com muitos problemas de gestão, de orçamento e finanças, deficitários e mal geridos. Mesmo assim, realizou mais de 3 mil obras, como a construção do Hospital Geral da Japuíba; reurbanização da frente da cidade; construiu inúmeras creches municipais que proporcionaram um aumento de mais de 100% de crianças matriculadas; fez a instalação do Cederj na área da educação; aplicou investimentos em tecnologia, proporcionando modernização de serviços e ampliação do atendimento; na sua gestão criou a Nota Fiscal Eletrônica, modelo angrense copiado por outros municípios no Brasil; entre outras diversas ações que fizeram o angrense voltar a ter orgulho de sua cidade.

Como deputado federal, Fernando Jordão foi classificado, em 2013, como o nono deputado federal mais atuante do país e o primeiro do Estado do Rio de Janeiro. No Congresso Nacional, ele atuou ativamente na Comissão de Minas e Energia, na defesa dos Royalties do Estado do Rio de Janeiro, e na Comissão Especial de Medidas Preventivas Contra Catástrofes e ainda na proposição e aprovação do Projeto de Lei que recupera a saúde financeira das 2.100 Santas Casas de todo o Brasil, tirando-as da situação calamitosa que elas se encontram. Esse projeto já é Lei. Fernando também trabalhou muito na luta pela melhoria dos serviços da concessionária de energia elétrica Ampla nos municípios atendidos por ela no Estado do Rio, além de outras ações de interesse do nosso Estado. E agora, em 2016, foi eleito mais uma vez para administrar Angra dos Reis, recebendo mais de 82% dos votos, e governa o município pela terceira vez.