Prefeitura de Angra valoriza jovens do município

Participantes do Programa Minha Oportunidade se reúnem e ouvem que são prioridade para o futuro do município

Quinta-Feira, 04/08/2022 | Secretaria Executiva de Comunicação .

A Prefeitura de Angra está cada vez mais investindo no futuro dos jovens que moram no município. Um exemplo disso é o Programa Minha oportunidade, que vem dando excelentes frutos e tem tudo para alcançar mais jovens no ano que vem.

Os 200 jovens que participam do programa puderam ouvir do próprio secretário de Governo e Relações Institucionais, Cláudio Ferreti, num encontro na manhã de quarta-feira, dia 8, no cinema do Shopping Piratas, o quanto é prioritário investir nos jovens com capacitação para que tenhamos cada vez mais uma cidade desenvolvida.

- É muito importante dar oportunidade a vocês, que são o futuro da sociedade. Ter oportunidade de se capacitar, de ter uma renda, de estudar é fundamental para que vocês transformem seus sonhos em realidade. Que não sonha não vê perspectiva no futuro e, logo, não tem um presente feliz. Precisamos e vamos investir cada vez mais nos nossos jovens, porque o mundo está aí para que seja abraçado por vocês, mas é preciso ter capacitação para isso. Estamos com esse programa Minha Oportunidade formando não apenas profissionais, mas cidadãos conscientes do que é o melhor para o local onde vivem - destacou Ferreti, vislumbrando ampliar as oportunidades aos jovens em diversas áreas.

O programa Minha Oportunidade, lançado no início do ano, é realizado pela Prefeitura de Angra por meio da Secretaria de Educação/Secretaria Executiva da Juventude, e beneficia 200 jovens entre 18 e 24 anos ao longo deste ano.

O secretário Executivo da Juventude, William Gama, lembrou que foi um programa pensado com muito carinho.

- A iniciativa possibilita que eles tenham a oportunidade de desenvolver atividades profissionais na própria administração pública municipal, recebendo treinamento e bolsa-auxílio. Estamos falando de jovens que não tinham oportunidade e agora estão vivenciando isso - lembrou William.

Dentre os objetivos do programa estão a contribuição para a formação dos jovens de Angra e a geração de renda diante da crise econômica e do desemprego, agravados durante a pandemia.

A bolsa oferecida é de R$ 600, acrescida de auxílio-transporte. Levando em conta os familiares desses jovens, o programa Minha Oportunidade visa gerar um impacto positivo em cerca de 1.500 pessoas no município. A carga horária semanal prevista é de no máximo 28 horas, e a duração da bolsa é de um ano.

Mas não se trata apenas de um investimento financeiro, os jovens também recebem treinamentos teóricos e práticos com os quadros da administração municipal, para atuarem, neste primeiro momento, nas áreas de jardinagem, informática, turismo, cultura, administração e maricultura.
O jovem Pedro Henrique da Silva, integrante do programa, destaca a importância dessa experiência para sua vida.

- Este programa está me dando a oportunidade de já vivenciar o ambiente em que pretendo trabalhar quando me formar, já que estou fazendo faculdade de Pedagogia. Acho que o Minha Oportunidade está me preparando muito bem para o futuro – declarou, que trabalha pelo programa na Secretaria de Educação.