Conheça a Coleta Seletiva de Angra

Saiba onde ficam e os telefones das Regionais, para a retirada de entulho

Terça-Feira, 21/01/2014 | Secretaria Executiva de Comunicação .

Em Angra dos Reis, a coleta seletiva é feita por meio dos Postos de Entrega Voluntária (PEV) e dos PEVs Itinerantes. A coleta consiste no recolhimento de resíduos recicláveis (plástico, papel, vidro etc) e outros poluentes de difícil decomposição, como lixo eletrônico, pneus, óleo etc. O resíduo orgânico (resto de comida, cascas, etc) e o não reciclável são descartados e compactados em células de lixo, no aterro sanitário. Os serviços de coleta de resíduos sólidos urbanos são feitos por uma empresa terceirizada. Os resíduos recicláveis e entulhos, são recolhidos pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e pela Secretaria de Obras, Habitação e Serviços Públicos, por meio das Regionais Administrativas dos bairros do município.

A prefeitura dispõe de quatro pontos para o recolhimento de resíduos específicos, sendo um itinerante, além do recolhimento de entulhos dos bairros.

O Posto de Entrega Voluntária (PEV) funciona na Alameda dos Pescadores, S/N, no Cais do Carmo, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e aos sábados, das 7h às 15h30. Esse posto recolhe pilhas, baterias, entulho, óleo vegetal, plástico, papel etc. Além de receber o lixo reciclável e resíduos poluentes, o PEV também atua no acompanhamento do transbordo dos resíduos vindos das ilhas.

O Ecoponto Pneu e Tecnológico funciona na rua Coronel Otávio Brasil, n°253, Balneário, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h. O material é devidamente destinado à Associação Reciclanip, que o transforma em grânulos de borracha para a reciclagem do produto. No mesmo Ecoponto também é recolhido o lixo tecnológico (computadores, TVs, eletrodomésticos etc).

O óleo lubrificante das embarcações também é uma preocupação. O Ecoponto Óleo Lubrificante destina esse material para uma empresa qualificada, que faz o refino desse resíduo. O posto de recolhimento fica no Cais da Manivela, no Centro, e funciona de segunda à sexta-feira, das 7h às 19h.

O PEV Itinerante funciona nos bairros, recebendo recicláveis e resíduos poluentes (pilha e bateria). O serviço funciona de segunda a sexta-feira em dois horários, na parte da manhã, das 9h às 11h30, e na parte da tarde, das 14h às 16h30.

Cronograma do PEV Itinerante:

- 2° Feira
Manhã- praça Orlando Celestino da Silva - Camorim
Tarde - praça Chefe Cotta - São Bento

- 3° Feira
Manhã- rod. Rio Santos - prox. ao Mercado Multi Market da Ribeira
Tarde- av. Japorangra, prox. ao Túnel - Nova Angra

- 4° Feira
Manhã - av. Antônio Bertholdo da Silva Jordão - Monsuaba
Tarde- av. Conde Mauricio de Nassau - Jacuecanga

- 5° Feira
Manhã - rua São Sebastião - Frade
Tarde- est. Vereador Benedito Adelino - Encruzo da Enseada

- 6° Feira
Manhã- rua Pedro Eugênio de Oliveira- Bonfim
Tarde- Praça da Matriz - Centro

Para o recolhimento de entulhos, é preciso entrar em contato com a Regional do bairro para saber sobre o cronograma de coleta.

Telefone das Regionais do município:

- Regional do Centro - 3377-4076;
- Regional do Belém - 3368-4704;
- Regional do Camorim - 3377-7064;
- Regional da Enseada - 3377-5437;
- Regional do Frade - 3369-3061;
- Regional de Jacuecanga - 3361-1670;
- Regional da Japuíba - 3377-1950;
- Regional do Parque Mambucaba - 3362-6629;
- Regional da Serra D'Água - 3367-7250;
- Regional da Garatucaia - 3368-2139;
- Regional do Abraão - 3361-9977.


O governo municipal está fazendo a sua parte e precisa do apoio de todos os munícipes e empresas para aumentar ainda mais o recolhimento de resíduos recicláveis e poluentes. Todo esse trabalho se deve a intensificação da retirada dos resíduos das vias públicas, através dos mutirões de limpeza e das Regionais Administrativas, com o apoio dos moradores. A coleta seletiva de lixo é de extrema importância para a sociedade, além de ser uma grande vantagem para o meio ambiente.

Secretarias relacionadas: