Área de Proteção Ambiental

Audiência Pública discute Área de Proteção Ambiental da Bacia do Rio Japuíba

Segunda-Feira, 04/06/2007 | .

A Prefeitura de Angra dos Reis, através da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, realizou na tarde de sexta-feira,  1º de junho, na sede da Associação de Moradores da Banqueta, uma Audiência Pública sobre a criação da  Área de Proteção Ambiental da Bacia do Rio Japuíba (APA-Rio Japuíba).   Seu objetivo é proteger os mananciais que abastecem 60% da população de Angra dos Reis e conter o crescimento urbano na Banqueta, isso sem  afetar os moradores que já estão estabelecidos no local  aliando a preservação do meio ambiente com o desenvolvimento sustentável.
 A Associação de Moradores da Banqueta mobilizou a população e cerca de 120 pessoas compareceram à reunião. Além do corpo técnico que realizou os estudos preliminares necessários à obtenção de um detalhado diagnóstico sócio-ambiental da região estavam presentes, a secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Elizabeth Brito, o secretário de Agricultura, José Maria Novaes e o diretor executivo do SAAE, Carlos Alberto Marcatti.
A Audiência transcorreu num clima democrático onde todos puderam tirar duvidas e fazer sugestões ao projeto de lei de criação da APA que será submetido à Câmara Municipal. A presidente da Associação de Moradores da Banqueta, Maria da Conceição, ressaltou a necessidade de uma reunião da entidade com os moradores sem a presença do Poder Público para uma discussão mais profunda da proposta que   foi prontamente aceita pela Prefeitura.
No dia 13 de junho, quarta-feira, às 19h, os moradores irão se reunir na sede da entidade para mais uma etapa da criação da APA-Rio Japuíba. Além de garantir o abastecimento de água à população pelos sistemas Banqueta, que atende perto de 40 mil habitantes, e pelo Cabo Severino, que atende entre 10 mil e 15 mil habitantes, a Baqueta tem 90% da Mata Atlântica preservada. A área proposta para APA compreende 2.320,47 hectares e um perímetro de 22,37 Km, onde estão localizadas as nascentes e os principais afluentes dos Rios Japuíba e Cabo Severino.

Secretarias relacionadas: