Esportes no Dia do Desafio

Mais de dez mil pessoas praticaram esportes e somaram pontos para Angra no Dia do Desafio

Segunda-Feira, 04/06/2007 | .

 
Em Angra dos Reis, no dia 30 de maio, 10.377 pessoas atenderam à convocação da Prefeitura de Angra dos Reis e participaram oficialmente do Dia do Desafio, uma competição esportiva saudável entre cidades do mundo inteiro, que acontece sempre na última quarta-feira de maio com o objetivo de estimular a prática de esportes para que as pessoas tenham vidas mais saudáveis.
No Dia do Desafio, as pessoas devem praticar pelo menos 15 minutos de qualquer atividade física para que a cidade possa conseguir um bom número de pontuação. No Estado do Rio, a coordenação geral do evento fica por conta do Sesc e cabe aos municípios realizar as atividades.
A competição ocorre sempre durante 20 horas da última quarta-feira de maio, entre duas cidades que tenham o mesmo número de habitantes. Neste ano Angra competiu com Jaraguá do Sul, (Santa Catarina ) e perdeu o confronto. Ano retrasado, quando Angra participou pela primeira vez, competiu com a cidade mexicana de Ponta Negra. Vence o desafio a cidade que mobilizar o maior número de pessoas se exercitando durante a 20 horas da competição.
Para participar do Dia do Desafio, a Prefeitura de Angra, através da Secretaria de Cultura mobilizou 33 academias da cidade, coordenou duas grandes estruturas esportivas, na Praia do Anil e no Estádio Municipal e contou com a participação de milhares de crianças, adultos e idosos que participam dos 58 pólos esportivos, PEC (Projeto Esportes na Comunidade) e PAC (Projeto Ação Corporal) que o governo municipal mantém em quase todos os bairros gratuitamente. Contou também com a colaboração de clubes, de 20 escolas que vão participar dos jogos estudantis,   e de empresas como a Eletronuclear que mobilizou 500 funcionários, através do professor Esquilo.
Na Praia do Anil, 547 pessoas de todas as idades passaram durante 6 horas realizando uma tarefa esportiva, de conscientização ambiental e de cooperativismo, realizada pelo Professor de Caratê Cadena. Os participantes percorreram um pequeno trecho da beira do mar até uma caixa de mil litros carregando copinhos de 50ml contendo água do mar. O objetivo era encher a caixa dágua em poucas horas com a colaboração de todos. Para realizar a tarefa era preciso caminhar, ter paciência, praticar a colaboração e manusear a água, um bem precioso que precisa ser cuidado para não faltar para as próximas gerações.
_ Gostei muito de participar da atividade da Praia do Anil porque vi pessoas de todas as idades colaborando e mostrando para o mundo que praticar esportes é muito importante. Faço Caratê e vim colaborar com o professor Kadena, com Angra e com todos aqui. Vamos juntos encher rapidinho essa caixa dágua, disse Alexandra Maia, de 16 anos, moradora do Camorim.
 Ao lado de Alexandra estava a carateca Benedita Conceição Nascimento, de 64 anos, moradora do Parque das Palmeiras que estava calmamente percorrendo o trecho junto com a garotada com seu copinho de água na mão.
_ Vim aqui mostrar para todo mundo que não existe idade ideal para praticar esportes. Pessoas de todas as idades podem e devem praticar. Gosto muito de estar junto das crianças e dos jovens e depois que comecei a praticar este esporte ganhei nova vida, tanto é que aqui estou ajudando nossa cidade a mostrar para o mundo a importância dos esportes-, disse ela.
 No Estádio Municipal, a estrutura esportiva foi montada pela Defesa Civil Municipal sob a coordenação do Agente Marcos dos Santos contando com a colaboração dos professores de educação física da Secretaria de Cultura, esportes e Eventos e participação de 587 pessoas. Foram criados diversos obstáculos que poderiam ser vencidos por pessoas de qualquer idade. Os obstáculos a serem percorridos eram pista de pneus, rastejo, zig zag, barreira para passar por cima, estação para passeio de macaco, campo minado, baliza para equilíbrio, tubo, ponte de 3 cordas, pista falsa baiana e comando Kraw, que fizeram a alegria de crianças a partir de 3 anos das escolas particulares como a Leoni de Almeida, Jean Piaget e Educar , a jovens e adultos de todas as idades. Mesmo perdendo a competição, a Prefeitura de Angra dos Reis, através da Secretaria de Esportes acredita que a colaboração e envolvimento da população da população foi excelente e que o importante é participar e fazer o evento acontecer com energias positivas e alegria.

Secretarias relacionadas: