A Secretaria Municipal de Defesa Civil finalizou nesta semana o trabalho de vistorias técnicas em fachadas e marquises de prédios comerciais e residenciais no município. O trabalho começou no dia 13 de março e foi determinado pelo Prefeito Fernando Jordão, visando a segurança da população. Foram realizadas vistorias técnicas e visuais em fachadas e marquises com a verificação do grau de risco oferecido ao proprietário do imóvel e aos transeuntes.
Foram realizadas 2.136 visitas com distribuição de cartilhas orientadoras e informativas e detectados 411 riscos. Classificados em baixo, médio e alto.
No Risco Baixo: condição menos crítica. Mantidas as condições existentes, não se espera a ocorrência de eventos destrutivos no período de 1 ano, por exemplo: falta de drenagem da água dos aparelhos de ar condicionado, etc. No Risco Médio mantidas as condições existentes, é reduzida a possibilidade de ocorrência de eventos destrutivos no período de 1 ano, por exemplo: infiltrações com deterioração de revestimento, etc. No Risco Alto mantidas as condições existentes, é perfeitamente possível a ocorrência de eventos destrutivos no período de 1 ano, por exemplo: grandes rachaduras nas marquises ou fachadas, precariedade ou fragilidade estrutural, etc.
Dos 411 riscos detectados, 75 % foram baixo, 23% médio e somente 2% alto, porém não houve nenhuma interdição de imóvel. As localidades com maior número de ocorrência obedeceram a seguinte ordem: Grande Japuíba, Perequê, Frade e Centro da Cidade. Os casos já foram encaminhados à Secretaria de Meio Ambiente através de documentos, para que sejam tomadas as providências cabíveis para cada caso.
O Secretário Carlos Alexandre disse estar muito satisfeito com o resultado do trabalho, já que a prevenção sempre foi e será prioridade em todas as ações implementadas pela Secretaria de Defesa Civil.