Angra Salva Sua Memória

A Carmelitana de 97 anos, Maria Aparecida Daher, é homenageada pela Prefeitura

Sexta-Feira, 30/11/2007 | Secretaria Executiva de Comunicação .

Mais uma ilustre angrense é homenageada e lembrada carinhosamente pelo Projeto “Angra Salva Sua Memória” da Secretaria de Cultura, Esportes e Eventos da Prefeitura de Angra dos Reis, na manhã do dia 30 de novembro, na Praça da Matriz. Rodeada por filhos, netos e bisnetos, a religiosa da Ordem Terceira do Carmo, de 97 anos, Maria Aparecida Pires Daher, compareceu ao evento demonstrando muita alegria e vivacidade. Feliz por ser homenageada, ela agradeceu a todos responsáveis pelo projeto, amigos e familiares presentes.
            De família tradicional da Ordem Carmelita, é filha de Benedito Pires de Aguiar e de Maria do Carmo Jordão. Teve como irmãos Álvaro Jordão Pires, Maria da Conceição Adalberto e Belizário. Desde pequena seguiu os passos dos pais e aos 16 anos foi consagrada na Ordem Terceira do Carmo, durante a festa de Nossa Senhora do Carmo. Sempre manteve viva a chama Carmelita em seu coração, vivendo em plenitude os ensinamentos religiosos, doando-se integralmente aos serviços da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição como organista do Coro das Igrejas do Carmo e do Coro Paroquial, totalizando 60 anos em ambos.
            Ocupou por vários anos, na Ordem Terceira, o cargo de Priora e Mestre de Noviças. Ainda hoje faz trabalhos manuais de crochê, participa ativamente das missas dominicais, de atividades na igreja, de decisões familiares e dos fatos acontecidos na cidade. Casou-se em 1941 com Jorge Daher, político influente da cidade, vereador e  vice-prefeito de Angra (naquela época os cargos políticos não eram remunerados). Da união nasceram 4 filhos, Jorge Daher (falecido), Maria da Glória, Pedro Salomão e Paulo Salomão. Tem quatro netos, Marcelo, Cláudia, Ricardo e Carolina e 6 bisnetos, Rafael, Antônio, Fernanda, Pedro Paulo, Nathália e Gabrielle.
             Com alegria, a família e amigos compareceram em peso para homenagear e abraçar  Maria Aparecida, a grande mãe, mulher batalhadora e seguidora dos ensinamentos cristãos. Na praça, diversas fotografias da cidade e da família foram apreciadas por todos que lá passavam, como procissões de Nossa Senhora do Carmo.

Secretarias relacionadas: