Defesa Civil realiza encontro com líderes comunitários

Objetivo foi falar das ações de 2015 e projetos de 2016

Sexta-Feira, 11/03/2016 | Superintendência de Comunicação .

O secretário especial de Defesa Civil e Trânsito, Marco Oliveira, recebeu na manhã de quinta-feira, dia 10, líderes comunitários e presidentes de associações de moradores para falar sobre as realizações de 2015 e projetos para 2016. No encontro, moradores de diversos bairros de Angra foram recebidos com um café da manhã.

Oliveira detalhou as ações das superintendências de sua pasta: Operações; Defesa Civil; Planejamento e Gerenciamento de Crises; e Transportes e Trânsito. Os superintendentes dessas áreas também participaram da reunião.

Fernando Sérgio, de Operações, falou das ações de emergência da Defesa Civil em momentos de crise e como a instituição trabalha na prevenção, com palestras em escolas (Amigo da Criança), nas comunidades (Nupdec – Núcleo de Proteção e Defesa Civil), além de campanhas preventivas nos bairros. Já Francisco Júdice disse como funciona a administração da Defesa Civil, que trabalha, dentre outras ações, com a prestação de contas de convênios firmados entre Defesa Civil e demais instituições. Além disso, o superintendente falou do trabalho de Engenharia, pelo qual também é responsável.

Hele Serafim Filho, responsável pelo Planejamento da instituição, lembrou dos projetos e parcerias firmadas entre Defesa Civil e governos estadual e federal, além da iniciativa privada. Disse também como são os projetos de monitoramento de solo, em parceria com o governo federal, e o projeto Rede de Educação para Redução de Desastres (RED), uma parceria entre as secretarias de Educação, Ciência e Tecnologia; de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano; e Defesa Civil e Trânsito, juntamente com a Universidade Federal Fluminense (UFF). Ambos os projetos tiveram início em 2015 e serão totalmente implantados em 2016.

– Estamos instalando equipamentos na encosta da região central para monitorar qualquer movimento de terra. São espelhos que refletirão em um canhão, instalado em um ponto fixo da cidade, e sempre que houver um movimento, por menor que seja, o aparelho vai identificar e alertar, assim conseguiremos tomar decisões antecipadas. O outro projeto, o RED, nada mais é que a implantação de informações sobre Defesa Civil nas escolas. Estamos capacitando os professores que repassarão essas informações aos alunos dentro de suas disciplinas – explicou o secretário da pasta, Marco Oliveira.

Por fim, o superintendente de Transportes e Trânsito, Ricardo Ferreira, detalhou o extenso trabalho de sua equipe em 2015. Além de regulamentar e criar leis e decretos para facilitar a vida do cidadão, a superintendência também realizou diversas campanhas preventivas com crianças e adultos, além de fiscalização maciça em estacionamentos irregulares e abandono de carcaças. Ricardo falou sobre o trabalho da ouvidoria, que recebe inúmeras ligações diariamente, e de como essa ferramenta tem sido útil para a instituição: 0800 286 1500.

Secretarias relacionadas: