Seminário discutirá o futuro do turismo em Angra

III Seminário Municipal do setor vai debater prioridades e renovar o Conselho Municipal de Turismo para o próximo biênio

Quarta-Feira, 14/09/2016 | Superintendência de Comunicação .

O município de Angra dos Reis realizará, nos dias 22, 26 e 27 deste mês, o seu III Seminário Municipal de Turismo. Os objetivos do encontro, com etapas na Ilha Grande e no continente, são renovar o Conselho Municipal de Turismo (ConTur) para o próximo biênio e apontar eventuais metas e prioridades para o desenvolvimento do setor na cidade nos próximos anos. O seminário será coordenado pela Fundação de Turismo de Angra dos Reis (TurisAngra), com o apoio do Angra dos Reis e Ilha Grande Convention & Visitors Bureau e do atual conselho. Além das plenárias deliberativas, apresentações engrossam a programação.

— O seminário é uma oportunidade, afinal o Conselho de Turismo é uma instância de participação da sociedade na gestão e no planejamento das ações do setor no município. Uma das suas funções é exatamente auxiliar o poder público no planejamento e nas políticas públicas para o turismo. A realização do seminário também permite situar a todos sobre as ações empreendidas nos últimos quatro anos. A participação da sociedade é fundamental para a eficiência do investimento público — afirmou Klauber Valente, presidente da Fundação Municipal de Turismo.

O III Seminário de Turismo de Angra dos Reis terá sua primeira etapa no dia 22 (quinta-feira), na Casa de Cultura da Vila do Abraão, na Ilha Grande. O encontro começará às 9h, com um balanço da gestão da fundação no período 2013-16 e perspectivas para os próximos anos. Em seguida haverá as palestras sobre “Turismo de observação de aves e Projeto Aves de Paraty”, por Sylvia Junghahnel, coordenadora do Projeto Aves de Paraty; e “Turismo de base comunitária: perspectivas e atualidades”, por Edilaine Moraes, professora da Universidade Federal de Juiz de Fora/MG e doutora em psicossociologia de comunidades e ecologia social pela UFRJ.

As atividades deliberativas do III Seminário de Turismo de Angra serão nos dias 26 e 27 de setembro, no Iate Clube Aquidabã, sempre a partir das 9h. Na manhã da segunda (26), após o balanço de gestão da TurisAngra, serão ministradas as palestras “Pousada Nautilus: produção associada, gastronomia e turismo pedagógico”, por Kazuo Tonaki, que é maricultor, mergulhador e empresário na Ilha Grande; e “Place branding: um olhar sobre a construção estratégica de marcas de lugares”, por Gilberto Strunck, sócio-diretor da empresa Dia Comunicação, do Rio de Janeiro. Na parte da tarde será debatida a revisão da Lei 3.264/2014, que atualmente rege o Conselho Municipal de Turismo.

Na terça-feira, 27, o evento começa com a palestra “Construção do Plano Municipal de Turismo: a experiência de Recife/PE”, com Adriana Garcia de Carvalho, turismóloga e mestre em geografia humana pela USP. Em seguida, haverá reunião das câmaras setoriais hoje presentes no ConTur para a eleição de novos representantes para o biênio 2017-18 do Conselho Municipal de Turismo. Na parte da tarde serão apresentadas as diretrizes de cada câmara setorial e os representantes eleitos.

SOBRE CREDENCIAMENTO E DIREITO A VOTO

Para ter direito de votar e ser votado, o participante precisa realizar um credenciamento prévio e participar de, pelo menos, uma das manhãs, seja na Ilha Grande (22) ou no Centro (26 e 27). Para mais informações, basta entrar em contato com a Fundação TurisAngra, pelo e-mail turismo@angra.rj.gov.br ou pelo telefone (24)33367-7518.

22 de setembro, quinta-feira

Local: Casa de Cultura, Vila do Abraão, Ilha Grande

9h - Credenciamento

9h30 - Gestão TurisAngra 2013-2016 e apontamentos futuros - Klauber Valente - TurisAngra

10h15 - Turismo de observação de aves e Projeto Aves de Paraty - Sylvia Junghahnel - coordenadora do Projeto Aves de Paraty, Associação Cairuçu / realizadora do festival Aves de Paraty

11h15 - Turismo de base comunitária: perspectivas e atualidades - Edilaine Moraes - professora da UFJF-MG/doutorado em psicossociologia de comunidades e ecologia social pela UFRJ

12h - Encerramento

26 de setembro, segunda-feira

Local: Iate Clube Aquidabã, avenida Ayrton Senna, 213, Praia do Anil

9h - Credenciamento

9h30 - Abertura do III Seminário de Turismo de Angra dos Reis

9h45 - Gestão TurisAngra 2013-2016 e apontamentos futuros – Klauber Valente - TurisAngra

10h15 - Pousada Nautilus: produção associada, gastronomia e turismo pedagógico - Kazuo Tonaki, maricultor, mergulhador e empresário

11h15 - Place branding: um olhar sobre a construção estratégica de marcas de lugares - Gilberto Strunck, sócio-diretor Dia Comunicação

12h - Almoço

13h30 - Plenária para a revisão da lei 3.264/2014, que rege o Conselho Municipal de Turismo

16h – Encerramento.

27 de setembro, terça-feira

Local: Iate Clube Aquidabã, avenida Ayrton Senna, 213, Praia do Anil

9h15 - Construção do Plano Municipal de Turismo: a experiência de Recife - Adriana Garcia de Carvalho - turismóloga, mestre em geografia humana pela Universidade de São Paulo

10h15 - Reunião das câmaras setoriais e eleição de representantes

13h30 - Almoço

14h30 - Apresentação das diretrizes das câmaras setoriais e dos representantes eleitos

16h – Encerramento.

SERVIÇO:
III Seminário de Turismo de Angra dos Reis
Data: 22 (Abraão), 26 e 27 de Setembro de 2016
Local: Vila do Abraão (22) e Iate Clube Aquidabã (26 e 27).

Secretarias relacionadas: