Professor de Angra ganha prêmio Shell de Educação

Projeto de Wellington Pereira da Silva foi desenvolvido com alunos da Escola Municipal de Educação de Surdos

Sexta-Feira, 23/11/2018 | Superintendência de Comunicação .

Wellington Pereira da Silva, professor concursado da rede pública de Angra dos Reis, foi um dos vencedores do Prêmio Shell de Educação Científica, na categoria Ensino Fundamental II, no Estado do Rio de Janeiro. O resultado da premiação foi divulgado durante uma cerimônia ocorrida no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, nessa quinta-feira (23).
- Parabenizo o professor Wellington Pereira da Silva. Ele, que foi da Escola Municipal de Educação de Surdos, onde desenvolveu o projeto ganhador desse prêmio, é hoje diretor da Escola Municipal Mauro Sérgio da Cunha. Estou muito feliz mesmo e creio que toda Angra dos Reis, em especial os professores da rede municipal se sentem premiado e prestigiado. – destacou o prefeito, que esteve presente na premiação junto com o secretário de Desenvolvimento Econômico e a secretária de Educação.
O projeto, que garantiu uma viagem a Londres, além de uma premiação em dinheiro para o professor Wellington, foi desenvolvido com alunos da Escola Municipal de Educação de Surdos (EMES). “Percepção de Riscos na Perspectiva da Educação de Surdos” inclui experiência sobre solos e vegetação, trabalho de campo e confecção de maquetes com simulação de chuvas em encostas e margens de rios.
- A grande motivação para o projeto foi entender como os surdos percebem as situações de riscos tão frequentes em nossa cidade. A partir desse conhecimento, poder servir de base para elaboração de políticas públicas de prevenção que incluam a população surda – explicou o professor sobre sua iniciativa.
A experiência vencedora foi apresentada no Seminário de Conclusão do Curso de Formação de Educadores para Redução de Desastres, realizado em novembro do ano passado, na Defesa Civil. O projeto fez parte ainda da Feira de Ciência da EMES, também em 2017.
- É um momento de reconhecimento de um trabalho realizado com muita dedicação e paixão pela minha profissão. Tenho orgulho de fazer parte dessa rede, com tantos profissionais competentes e comprometidos com uma educação pública de qualidade. O Prêmio Shell de Educação Científica é uma grande oportunidade de valorização de trabalhos incríveis desenvolvidos por professores de todo nosso Estado. Foi uma grande satisfação contar com palavras de felicitações do nosso prefeito, que teve a sensibilidade de perceber o quanto essa premiação foi importante pra mim e para toda nossa rede de ensino, que concorreu com mais de 300 professores de todo o Estado – agradeceu Wellington.

Prêmio Shell

O Prêmio Shell de Educação Científica foi criado em 2014, com o objetivo de incentivar e valorizar professores das áreas de ciências e matemática, premiando projetos de educação inovadores que, por meio de metodologias diferenciadas, imprimam novas formas de ensinar e de aprender.
Esse ano foi a primeira vez que professores de Angra se inscreveram no prêmio. Em abril deste ano, em uma reunião entre as secretarias de Governo e Relações Institucionais e de Desenvolvimento Econômico, com a diretora de Responsabilidade Social da Shell, falou-se sobre esse prêmio. Dois meses depois, a representante do setor de projetos da empresa veio a Angra e se reuniu com um grupo de professores detalhando como acontecia o prêmio e como fazer para participar.