Fórum de Bem-Estar Animal

Semana do Meio Ambiente tem cães e gatos para adoção. Prefeitura deve adquirir veículo para serviço de castração

Quarta-Feira, 05/06/2019 | Superintendência de Comunicação .

O Instituto Municipal do Meio Ambiente de Angra dos Reis (Imaar), da Prefeitura de Angra, realizou nessa terça-feira, dia 4, o segundo Fórum de Bem-Estar Animal do município. A atividade foi realizada no Cais de Santa Luzia, no Centro, no espaço montado para a Semana do Meio Ambiente, sendo parte da programação. O encontro teve a participação do prefeito de Angra, Fernando Jordão, do presidente do Imaar, Mário Reis, e demais representantes da autarquia, além de protetores (como são chamados aqueles que se dedicam a cuidar dos animais) e alguns especialistas no assunto. Dentre eles, o diretor do Departamento de Bem-Estar Animal de Barra do Piraí, Felippe Carotta.

– É um desafio enorme construir a consciência de que homens e animais ocupam uma casa comum, o mesmo ambiente, e que temos a obrigação de respeitar os animais. Isso é um desafio porque vivemos em uma sociedade que tem dificuldade em respeitar o próprio ser humano. Se é preciso lei para fazer respeitar negros, gays e lésbicas, imagina animal – disse Carotta.

O diretor do Departamento de Bem-Estar Animal de Barra do Piraí falou sobre o trabalho que seu município vem desenvolvendo no setor. Como principal iniciativa está o Castramóvel, um ônibus aparelhado com equipamentos de medicina veterinária que já realizou cerca de 8 mil atendimentos naquele município, desde maio de 2017, quando começou a circular. Os principais atendimentos são a castração e cirurgias emergenciais e de piometra (infecção uterina). A prefeitura de Barra do Piraí tem a expectativa de, até o fim do ano, inaugurar um espaço para acolhimento temporário de animais de rua. O local está sendo construído e deverá se chamar Lar Francisco de Assis.

Em Angra dos Reis, esta é a primeira gestão municipal que possui um Departamento de Bem-Estar Animal. Representantes do setor adiantaram que está prevista a aquisição de um Castramóvel para o município até o fim do ano. Em apenas cinco meses de funcionamento, o setor de Bem-Estar Animal do governo municipal de Angra já prestou mais de 200 atendimentos emergenciais para animais de rua, incluindo exames e cirurgias. Para quem quiser saber informações sobre o trabalho do departamento, o telefone é 3377-4527.

Após as considerações dos representantes do setor, foi feita uma mesa-redonda para debater iniciativas na área. Nas tendas ao lado do palco onde o fórum ocorreu, como parte da estrutura da Semana do Meio Ambiente, há uma exposição com as atividades de diversos setores e órgãos ligados direta ou indiretamente à gestão ambiental. Crianças das escolas municipais estão visitando a estrutura. Na terça, passaram por lá os alunos da Cornélis Verolme (Jacuecanga), Almirante Tamandaré (Vila Nova), dentre outras.

Em uma das tendas estão alguns cães e gatos disponíveis para adoção. Os interessados assinam um termo de responsabilidade, e a castração é garantida. Os bichinhos são microchipados, o que facilita a identificação do animal caso ele seja perdido e garante um histórico com suas informações.

A Uerj está presente em uma das tendas, por meio de seus estudantes de oceanografia do Laboratório de Mamíferos Aquáticos e Bioindicadores (Maqua), falando sobre a vida marinha. Funcionários da prefeitura montaram uma tenda sobre os ecopontos, que recolhem resíduos como óleo (de cozinha e de embarcações), pneu, pilhas, lâmpadas etc. Quem quiser saber sobre os ecopontos pode pedir informações pelo telefone 3377-4229.

Servidores do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) estão mostrando como funcionam o tratamento de água e esgoto e algumas análises microscópicas. A Cedae está doando mudas de plantas frutíferas nativas da Mata Atlântica, como araçá vermelho e cambucá, como parte do programa socioambiental “Replantando Vidas”. Há também tendas com vendas de produtos, como alimentos orgânicos, roupas, bijuterias e utensílios, alguns com temática ambiental ou materiais sustentáveis e reutilizáveis.

O dia também teve limpeza da praia (Clean up Day), “aulão verde” de zumba e aeroboxe ao lado do cais, oficinas e exposições da Superintendência de Urbanização, Parques e Jardins da Prefeitura de Angra, palestra antitabagismo da Superintendência de Atenção à Saúde da prefeitura, dentre outras atividades. A Semana do Meio Ambiente termina nesta quarta-feira, dia 5.