Jovens ajudam a ampliar o estoque do hemonúcleo

Neste mês, a Secretaria Executiva da Juventude estará transportando, gratuitamente, os interessados em doar sangue que tenham entre 18 e 29 anos

Quarta-Feira, 03/03/2021 | Superintendência de Comunicação .

A campanha “Juventude Sangue Bom”, organizada pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania, via Secretaria Executiva da Juventude, teve início hoje (3) e vai permanecer durante todo o mês de março. O objetivo é aumentar o estoque de sangue do Hemonúcleo da Costa Verde.

O secretário-executivo da Juventude esteve no hemonúcleo acompanhado do secretário de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania, que fez questão de fazer a sua doação e apoiar a causa.

A campanha é voltada para os jovens de 18 a 29 anos e tem como diferencial o fato de ter um veículo da secretaria para buscar e levar o doador em casa. Os interessados devem ligar para o telefone 3365-7489 e agendar o dia em que dia poderá comparecer ao hemonúcleo.

- Doo sangue desde 2013. Minha mãe sempre doou e ela me incentivou. Uma bolsa de sangue pode salvar até quatro vidas. Se você não tem nenhum problema de saúde e está saudável, dez minutos não custam nada – incentivou a estudante Sarah Silveira Mendonça, de 26 anos, que abriu a campanha.

Para ser um doador é preciso que a pessoa esteja bem de saúde (o que significa não estar apresentando sintomas de covid-19, nem ter tido contato com casos suspeitos); não ter viajado por pelo menos 30 dias antes da data da doação; pesar mais de 50 quilos; não estar grávida ou amamentando, etc. Os doadores poderão obter atestado médico para o dia da doação de sangue.

O Hemonúcleo da Costa Verde está localizado no Hospital Municipal da Japuíba e funciona de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h30 às 16h30.