Demandas da Pesca são discutidas

Secretaria executiva, Associação de Maricultores e Fiperj se reuniram nesta semana

Sexta-Feira, 28/05/2021 | Superintendência de Comunicação .

Representantes da Secretaria Executiva de Agricultura, Aquicultura e Pesca reuniram-se, ontem (27), com a Associação de Maricultores da Baía da Ilha Grande (Ambig) para mais uma reunião mensal. Seguindo todos os protocolos de segurança, foram apresentadas as demandas do setor e providenciados os devidos encaminhamentos. O encontro também contou com a participação da Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj).
Dois dos principais assuntos abordados, e que têm sido alvos de intenso esforço da Secretaria Executiva de Agricultura, Aquicultura e Pesca, são o incremento na produção de vieiras e o monitoramento higiênico-sanitário. Alguns acordos e projetos estão sendo feitos com o objetivo de sanar os problemas, como instrumentos de cooperação técnica e científica com Fiperj, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro (Pesagro-Rio).
Para o bom andamento dos trabalhos, diversos encontros virtuais são feitos, a fim de alinhar os projetos. Para os próximos dias, estão previstas a conclusão da proposta de pesquisa e monitoramento das fazendas marinhas, a assinatura do Acordo de Cooperação Técnica com a Pesagro-Rio, que contempla também análises das vieiras produzidas, e a conclusão do Acordo de Cooperação Técnica com a Uerj.
- Esses avanços foram possíveis graças ao estreito diálogo com o Governo do Estado, intermediado pela deputada estadual Célia Jordão, que vem trabalhando em prol do fortalecimento da maricultura e pesca na região – destacou o secretário-executivo de Agricultura, Aquicultura e Pesca.