Casa Abrigo da Criança e do Adolescente é reformada

O espaço foi entregue nesta sexta-feira (20), com a presença de diversas autoridades

Sexta-Feira, 20/08/2021 | Superintendência de Comunicação .

Proporcionar qualidade de vida à população, em especial às pessoas que mais precisam. Foi com este objetivo que a Prefeitura de Angra revitalizou a Casa Abrigo da Criança e do Adolescente, no Areal. A entrega do espaço aconteceu na manhã desta sexta-feira (20), com a presença do prefeito, o secretário de Governo e demais secretários da prefeitura, vereadores e conselheiros tutelares.

- Este não é apenas um equipamento de assistência social, é um espaço para cuidar, acolher e dar carinho às crianças e adolescentes que precisam ser cuidados, por estarem em situação de vulnerabilidade social. A nossa deputada, que acompanhou de perto a construção dessa casa e esteve sempre presente, também está muito feliz – frisou o prefeito, acrescentando que a deputada não pode estar presente por outros compromissos.

O equipamento, que acolhe crianças de zero a 18 anos incompletos em situação de vulnerabilidade, recebeu novo telhado e muro no entorno, além de iluminação de LED nas dependências e no campo de futebol. As áreas internas e externas foram pintadas e o espaço ganhou novo paisagismo. Uma horta comunitária também foi implantada na casa. O trabalho foi feito com a união de várias secretarias: Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania, Assistência Social, Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade, Obras, Serviço Público, Parques e Jardins e Agricultura, Aquicultura e Pesca.

- Estou muito feliz por ter a oportunidade de dar continuidade ao trabalho da antiga secretária e hoje deputada. Com a reinauguração da Casa Abrigo e do Adolescente, proporcionamos um espaço confortável, acolhedor, onde os usuários recebem afeto, residem sem medo ou restrições. Esses pequenos podem vir a ser adotados por uma família ou ter vínculos restabelecidos com suas famílias biológicas. Cuidar das nossas crianças é cuidar do futuro da nossa cidade! – afirmou o secretário de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania ao lado do secretário-executivo de Assistência Social e de toda a equipe da pasta.

Reformada, a Casa Abrigo vai acolher ainda melhor crianças e adolescentes que por situações diversas necessitam de cuidados especiais para o seu pleno desenvolvimento.

- Este é um espaço muito importante para as crianças que passam por um momento de fragilidade e vulnerabilidade. Com a reforma, a casa vai acolher e abraçar muito melhor os assistidos – comentou um conselheiro tutelar ao lado dos demais membros do conselho.

Falando sobre o incentivo do município para os jovens, o secretário de Governo destacou o Minha Primeira Oportunidade que, inicialmente, vai contemplar 300 pessoas e, posteriormente, mais 300. Com essa iniciativa, jovens entre 18 a 24 anos terão a oportunidade de desenvolver atividades profissionais na própria administração pública municipal, recebendo treinamento, bolsa-auxílio e benefícios.

- Durante quatro dias, os jovens trabalharão na prefeitura e, no quinto dia, estudarão. Só é capaz de realizar e fazer quem tem amor no coração. Este é o segredo desta gestão que está trabalhando políticas públicas permanentes que ficarão para as gerações futuras – comentou o secretário.