Mais investimento na infraestrutura do turismo

Prefeitura entrega a revitalização do Cais de Santa Luzia, principal porta de entrada de turistas para a Ilha Grande, e do Cais de manivela

Quarta-Feira, 01/09/2021 | Superintendência de Comunicação .

O investimento na infraestrutura e ordenamento do turismo é uma realidade em Angra. Uma cerimônia, na manhã de hoje (1º), marcou a entrega da revitalização de dois importantes equipamentos para o setor: o cais de Santa Luzia e o cais de Manivela, ambos no centro. O evento contou com a presença do prefeito, de secretários municipais e de quatro vereadores, incluindo a líder do governo na Câmara.

O secretário de Governo e Relações Institucionais em sua fala lembrou de 2001, quando o administrador também era o atual prefeito e ordenou que fosse feita uma grande obra de urbanização na frente da cidade, surgindo ali a Estação Santa Luzia e seu entorno. Depois recordou ainda um período mais recente, no início do terceiro mandato do prefeito, quando o espaço estava deteriorado e sem manutenção e foi revitalizado, assim como está sendo feito agora.

- Esse governo está trabalhando integralmente para melhorar a vida da população, dando melhores condições e oferecendo oportunidades e um futuro para quem vive em Angra dos Reis. Essa é mais uma importante obra que entregamos neste semestre, mesmo em um período difícil como esse de pandemia – destacou o secretário.

O diretor financeiro do Angra e Ilha Grande Convention & Visitors Bureau agradeceu ao prefeito por ter atendido ao pedido de revitalização feito pelo trade e destacou a importância do Cais de Santa Luzia para o turismo angrense.

- É aqui que as coisas acontecem. Quem opera no cais de Santa Luzia sabe da importância deste equipamento estar em perfeitas condições. Entendemos as limitações do governo, sabemos que é caro para se manter qualquer cais, mas quem conhece os equipamentos turísticos no país sabe que o cais de Santa Luzia é excelente – afirmou o representante do Convention, acrescentando que os operadores estão dispostos a colaborar, em termos de ordenamento, de operação de qualidade, para receber bem os turistas.

O ordenamento do turismo também foi assunto recorrente na fala do prefeito.

- Todo mundo que quiser trabalhar com turismo em Angra é bem-vindo, mas com ordenamento. Não podemos abrir mão do ordenamento, o mundo inteiro está se organizando. Quando a pessoa compra um tíquete para um passeio turístico, compra também a responsabilidade de defender o meio ambiente. Não tem como cada um querer fazer a sua regra – afirmou o prefeito.

OBRAS DE REVITALIZAÇÃO

O Cais de Santa Luzia abriga o embarque e desembarque de turistas e visitantes da Ilha Grande, sendo um dos pontos mais movimentados de atividade turística do município. A reforma incluiu a substituição dos pisos e do madeiramento, deteriorados pela ação do tempo, e de cabeços (usados na amarração dos barcos), que se encontravam quebrados, além da melhoria na estrutura do cais.

Já o Cais da Manivela é utilizado por visitantes e pescadores de Angra, principalmente por barqueiros da associação e pequenas embarcações tradicionais, como as traineiras. A intervenção neste local incluiu a reforma do flutuante e a troca de todo o madeiramento da estrutura.

As duas obras foram executadas pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade/Secretaria Executiva de Serviço Público e Secretaria Executiva de Agricultura, Aquicultura e Pesca, a pedido da Fundação de Turismo (TurisAngra).

BOAS NOTÍCIAS

Além das revitalizações o prefeito apresentou outras boas notícias envolvendo o setor do turismo. Uma delas é que a prefeitura está promovendo a licitação para reforma de cinco cais da cidade, todos localizados na Ilha Grande (Araçatiba, Longa, Japariz, Palmas e Praia Vermelha).

Outra novidade é a criação de uma campanha de certificação de qualidade do turismo, que terá uma premiação e envolverá todos os segmentos do setor. O vencedor de cada área ganhará uma viagem para Cancun com tudo pago.