Angra implanta equipamento pioneiro de monitoramento do solo

As plataformas emitirão informações precisas sobre a umidade do solo

Quarta-Feira, 15/09/2021 | Superintendência de Comunicação .

Angra dos Reis terá implantado, ainda neste ano, cinco Plataformas de Coletas de Dados (PCDs). Os equipamentos estão sendo instalados por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Angra, via de Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade/ Secretaria Executiva de Proteção e Defesa Civil e o Centro Nacional de Monitoramento e Alerta em Desastres Naturais (Cemaden).

As plataformas são pluviômetros com sensores capazes de quantificar a umidade do terreno. Nesta quarta-feira (15), um equipamento foi instalado no Colégio Naval, em uma área onde ocorreu um deslizamento atingindo também a comunidade do Bonfim. Já nessa terça (14), o Morro da Carioca, vítima da tragédia de 2010, também teve a plataforma instalada.

Segundo o secretário-executivo de Proteção e Defesa Civil, os equipamentos serão ativados para estarem em funcionamento até o verão.

- O equipamento vai ser utilizado em todo o país e Angra está sendo uma das cidades piloto. Essas plataformas darão um panorama mais detalhado das reais condições de cada terreno. Será mais um equipamento para nos dar base de estudo e informações precisas em relação às chuvas fortes – avaliou o secretário.