Alunos de Robótica visitam Senai de Resende

Estudantes conheceram equipamentos, projetos e áreas de atuação

Segunda-Feira, 18/10/2021 | Superintendência de Comunicação .

Alunos do Curso de Robótica da Prefeitura de Angra visitaram na última quinta-feira (14) a escola do Senai em Resende. A visita teve como principal objetivo a troca de experiências e conhecimentos. Os alunos conheceram os cursos oferecidos no Senai/Resende e o funcionamento de um FabLab, que é uma pequena oficina que oferece fabricação digital, um espaço para prototipação de ideias.

Os alunos puderam conhecer equipamentos como impressoras 3D, máquinas de corte a laser, fresadoras e robôs. Por se localizar em um polo metal mecânico, a Escola Senai possui diferentes laboratórios, que envolvem desde os princípios básicos de manutenção de um veículo, até a parte de pintura automotiva, além de cursos na área de automação industrial, e também desenvolvimento de software. Neste, o aluno aprende tanto a teoria quanto a prática, como por exemplo o desenvolvimento de um aplicativo para celular.

Os professores guiaram os alunos nos laboratórios que a escola possui, explicando os objetivos e funcionamento de cada um deles, e falando sobre como é ser um profissional das diversas áreas apresentadas. No laboratório de informática, por exemplo, os próprios alunos do Curso de Desenvolvimento de Software fizeram uma breve apresentação sobre os projetos que estão desenvolvendo para finalizar o curso neste ano.

O Curso de Robótica da prefeitura conta com 30 alunos e é coordenado pela Secretaria de Educação, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Atualmente, há duas turmas do Curso de Robótica, sendo uma aberta para a comunidade de Angra dos Reis (que será finalizada em dezembro, com inscrições previstas para janeiro de 2022), e outra turma com alunos da Escola de Altas Habilidades e Superdotação. As atividades do Curso de Robótica são realizadas na Unidade de Trabalho Diferenciado (UTD)/Escola Municipal Júlio César Laranjeira, no Parque das Palmeiras.

O laboratório de Robótica é uma iniciativa que começou na Secretaria de Desenvolvimento Econômico em 2020, com o objetivo de descobrir e desenvolver novos talentos e profissionais nas áreas de programação, automação e robótica. Em seguida, foi reestruturado e modernizado pela Secretaria de Educação.

– A realização deste intercâmbio entre nossos alunos e instituições de ponta, como a Escola Senai de Resende, em especial com o FabLab e suas modernas instalações, inspira nossos estudantes a continuarem sua jornada e formação acadêmica com excelência e motiva-os a permanecerem buscando cada vez mais conhecimento em nossas escolas – afirma o secretário de Educação de Angra.