Angra dos Reis recebe XIV congresso previdenciário

Discussões vão ajudar a melhorar o equilíbrio dos regimes próprios de previdência dos municípios

Terça-Feira, 19/10/2021 | Superintendência de Comunicação .

Angra dos Reis está sediando o 14º Congresso Previdenciário da Associação das Entidades de Previdência Municipais e do Estado do Rio de Janeiro (Aepremerj). O evento acontece no Iate Clube Aquidabã até quarta-feira (20) e a abertura ocorreu na noite de segunda-feira (18), com a presença do prefeito.

Estiveram presentes ainda o presidente da Câmara, uma vereadora de Angra e representantes de diversos institutos de previdência do Brasil. Eles foram recepcionados pela presidente do Instituto de Previdência Social de Angra dos Reis (Angraprev), que também preside a Aepremerj. Eles puderam assistir à palestra de abertura com o Dr. Leonardo Motta (Sprev).

O tema proposto para a edição deste ano é “Os desafios dos regimes de previdência dos servidores públicos no âmbito municipal”. O objetivo do congresso é debater as questões importantes e desafiadoras para o equilíbrio dos regimes próprios de previdência dos municípios, envolvendo as áreas jurídicas, atuariais, financeiras, políticas e sociais, incluindo gestores municipais, procuradores, atuários, políticos e a sociedade civil.

- Nosso prefeito sempre teve um olhar diferenciado para a previdência. Em 2002 ele criou o Instituto de Previdência Social de Angra dos Reis (Prevmar), mostrando seu compromisso com a gestão pública – lembrou a presidente do Angraprev em seu discurso.

O prefeito recordou o que o levou a criar o primeiro fundo de previdência dos servidores da Prefeitura de Angra.

- Tinha uma preocupação com o futuro daquele que dedica uma vida inteira ao município, daquele que presta um serviço à população. Não tínhamos fundo de previdência, eu criei, fizemos o Prevmar e depois o Angraprev. Fui deputado federal e quando voltei para a prefeitura encontrei um desastre administrativo, dívida com o Angraprev. Hoje o município não deve nada, todos os repasses são feitos em dia – fez questão de informar o prefeito, destacando que atualmente o Angraprev representa mais de 5 mil servidores, 1.600 aposentados e mais de 300 pensionistas.

PRÓ-GESTÃO

Ainda durante e cerimônia de abertura do congresso, algumas cidades receberam uma placa comemorativa pelo bom desempenho no Pró-Gestão, programa do governo federal que incentiva institutos previdenciários a buscarem excelência por meio de boas práticas de gestão. Angra dos Reis recebeu o selo nível II.

Com este selo nível II o Angraprev pode aumentar sua exposição em renda variável, o que significa que o instituto se torna um investidor ainda mais qualificado. Dessa forma, as possibilidades de retorno dos investimentos feitos pelo Angraprev melhoram. O que propicia mais segurança e tranquilidade para os atuais e futuros aposentados e pensionistas do município de Angra.

PROGRAMAÇÃO:

QUARTA-FEIRA (20)

8h30 – Palestra “Os limites de atuação dos órgãos de controle internos e externos no âmbito dos regimes próprios de previdência social”: Dra. Viviane Carvalho
9h30 – Coffee Break
10 – Palestra “Pró-gestão”: Dr. João Luiz Meireles
11h – Palestra “Taxa de administração”: atuário Júlio Passos
12h – Cerimônia de encerramento: sorteio de brindes.