Prefeitura apresenta Carteira de Projetos e site de turismo

Lançamento aconteceu durante o Fórum de Integração da Costa Verde

Sexta-Feira, 03/12/2021 | Secretaria Executiva de Comunicação .

Angra dos Reis sediou, nesta sexta-feira (3), no Hotel Vila Gale, o Fórum de Integração da Costa Verde, organizado pelo Instituto Coalização Rio, grupo formado por empresários para auxiliar o desenvolvimento do estado do Rio de Janeiro. Prefeitos da região, entre eles o de Angra dos Reis a deputada estadual da cidade, além de representantes da Firjan e CDL participaram do evento.

- O encontro de hoje é só uma arrancada de um movimento que pretende revolucionar o Estado do Rio de Janeiro. O objetivo do Instituto Coalizão Rio é unir, é juntar as ações de pessoas com potencial das cidades do estado que possam ser multiplicadas – explicou o presidente do Instituto Coalizão.

Na parte da manhã, foi o momento de ouvir os representantes das prefeituras da região. Eles ressaltaram importância da união para o fortalecimento e desenvolvimento da Costa Verde.

- Esse é o caminho para o desenvolvimento, é o caminho do empresariado, o caminho da união, é a parceria com o governador e com o presidente – destacou o prefeito de Angra.

O prefeito de Angra também apresentou ao público duas importantes ferramentas que vão auxiliar o desenvolvimento de Angra dos Reis: a Carteira de Projetos de 2021 a 2032 e o novo site da TurisAngra, elaborados pela Secretaria Executiva de Planejamento e Gestão Estratégica, por meio das Superintendências de Políticas Públicas e de Tecnologia da Informação.

A Carteira de Projetos é pensada num ciclo de três mandatos, 12 anos, o que demonstra a organização e planejamento do Governo, que deseja deixar um legado. O documento estabelece as prioridades da gestão pública para os próximos anos, apontando os projetos estruturantes e estabelecendo as iniciativas a serem cumpridas. Tudo isso alinhado às metas globais da Agenda 2030 da ONU e seus 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS.

- Esta publicação fala sobre a nova sede da Prefeitura de Angra, um projeto de R$ 90 milhões, que vai ser construída com apenas R$30 milhões de aporte do município. Vamos fazer uma PPP desse projeto. A diferença vai ser arcada pela livre iniciativa, com salas comerciais, lojas. Faremos audiência pública, todo mundo poderá apresentar sugestões – destacou o prefeito de Angra ao entregar uma cópia da carteira de Projetos impressa ao presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL-Angra). A versão on-line da publicação pode ser acessada pelo link https://angra.rj.gov.br/sgri-carteira-de-projetos.asp?IndexSigla=SGRI .

Já o site www.visite.angra.rj.gov.br já está no ar e reúne as informações necessárias para o turista conhecer as belezas naturais e históricas de Angra dos Reis, incluindo a Ilha Grande, Patrimônio Mundial da Unesco. Em breve haverá opções de roteiros ecoturístico, rural e cultural/histórico, inclusive com a agenda de eventos da cidade.

A deputada estadual foi homenageada pela organização do evento pelo seu projeto que cria a Política Estadual da Economia do Mar, que nasceu de um trabalho iniciado pela Comissão Especial da Indústria Naval, presidida por ela na Alerj.

- Desenvolvimento não está para destruir. Vimos com a pandemia como se agravou a questão do desemprego, a fome, a miséria, então o que vocês estão fazendo aqui é pensar em gerar renda e emprego – parabenizou a deputada.

O evento continuou na parte da tarde quando os participantes foram divididos em grupos para discutir três pontos chaves: indústria, infraestrutura e meio ambiente.

Antes de chegar à Costa Verde, já havia sido realizada outra edição do Fórum de Integração, só que na cidade de Macuco, reunindo 10 cidades da região serrana. A ideia é promover o evento em outras localidades do estado do Rio de Janeiro.