Angra investe em horta urbana e agroecológica

Projeto Semente do Amanhã completou 1 ano, com apoio da Prefeitura e participação de moradores do Belém

Terça-Feira, 12/04/2022 | Secretaria Executiva de Agricultura, Aquicultura e Pesca .

A Prefeitura de Angra tem apoiado projetos voltados à sustentabilidade e agroecologia. Uma das iniciativas é o projeto Semente do Amanhã, desenvolvido por moradores do Belém, em parceria com a Secretaria Executiva de Agricultura, Aquicultura e Pesca e a Secretaria Executiva da Juventude. O projeto tem foco na agricultura urbana, envolve também ressocialização e geração de renda e é realizado em uma horta comunitária do bairro.

- Depois que o governo estabeleceu a paz na nossa comunidade, eu pensei em como poderia ajudar para que essa ordem permaneça e para que as pessoas que moram aqui tenham uma nova vida, uma nova oportunidade – conta Jéssica de Araújo, moradora e idealizadora do projeto que, no mês passado, completou um ano. De lá para cá, Jéssica vem cursando Gestão Ambiental.

No terreno são produzidas hortaliças e mudas de plantas em um sistema agroecológico que tem o apoio da Prefeitura. O que é plantado é 100% natural e abastece o mercado local de produtores rurais. A produção inclui alface, couve, cebolinha, salsa, cenoura, beterraba, coentro, mostarda etc.

A Secretaria Executiva de Agricultura oferece assistência técnica, insumos e infraestrutura; e a Secretaria da Juventude tem apoiado com mentorias em agroecologia voltadas aos jovens, incluindo visitas a projetos semelhantes em outras cidades. O Semente do Amanhã também teve apoio da Secretaria de Urbanização, Parques e Jardins e do Saae Angra.

A horta atualmente conta com cerca de 10 canteiros, e o espaço deve ser expandido, com a criação de um galinheiro. A Prefeitura de Angra acompanhou todo o processo, dando suporte técnico desde o início e também orientações para que o projeto se mantivesse dentro de um conceito agroecológico, o que inclui reciclagem, reuso de materiais e outras práticas.