Ação social atende mais de mil pessoas no Parque Mambucaba

Segunda etapa do projeto acontece nesta quinta-feira, 14, em Monsuaba

Quarta-Feira, 13/04/2022 | Secretaria Executiva de Agricultura, Aquicultura e Pesca .

Pelo menos mil pessoas buscaram atendimentos da primeira etapa do Programa RJ para Todos e Prefeitura Presente, nesta quarta-feira, 13 de abril, na Escola Municipal Nova Perequê, no Parque Mambucaba. A maioria esteve no local à procura da emissão gratuita de documentação, em especial as segundas vias de identidade e certidão de nascimento, seguidas de orientações sobre o Programa Recomeçar, que registrou 129 atendimentos, e o Cadastro Único, com 70 atendimentos.

Para a segunda etapa do projeto, que acontece nesta quinta-feira, 14, em Monsuaba, também está sendo esperado grande quantitativo de moradores. O evento, de 9h às 13 horas, acontecerá na Praça Carlos Alberto Tavares Carneiro.

Sandra Regina da Silva, de 51 anos, foi uma das pessoas que buscou apoio público. Ela perdeu os móveis e documentos durante enchente na localidade. Desempregada, a moradora buscou orientações sobre programas sociais e segunda via de documentos.

- Não tenho mais a quem recorrer. Vim buscar informações sobre o Cadastro Único e, estando aqui, também vou fazer uma avaliação com os profissionais de saúde – contou ela, que foi orientada a passar pelo atendimento da nutricionista.

Já Marizelia da Silva, de 22 anos, que também teve a casa atingida pela chuva, esteve na ação para pedir a emissão de carteira de identidade para o filho Micael, de seis anos.

- Eu não tinha dinheiro para pagar pela identidade, que preciso para entregar na escola do meu filho, por isso essa ação social está sendo muito importante. Além disso, também estava difícil conseguir vaga para agendar, o que consegui fazer hoje aqui – explicou ela.

LAZER E OUTROS SERVIÇOS
A ação social do Parque Mambucaba também atraiu as atenções de moradores que foram em busca de serviços como corte de cabelo, colocação de tranças e recreação infantil. A estudante Lhorrana Ireneu, de 20 anos, ficou feliz com as novas tranças. Além de aprovar o serviço, a moça disse ter economizado R$ 100.

- Ficou igual a trança que gosto de usar, porém não podia fazer porque é caro – comemorou a estudante.

A recreação também agradou aos pais que puderam buscar os atendimentos sociais enquanto os pequenos se divertiam em recreações como jogos, pinturas, rodas, cantigas, entre outras.

- Meus filhos são muito agitados e, com essas brincadeiras, posso ter tempo para ser atendida – disse Paula Arruda, que levou os três filhos para a ação social. A moradora foi fazer a retirada de segunda via de documentos e aproveitou para cortar o cabelo do filho mais velho, de 10 anos.


RJ PARA TODOS E PREFEITURA PRESENTE NA MONSUABA
Moradores de Monsuaba também recebem as ações do Programa RJ para Todos e Prefeitura Presente. Com formato idêntico ao realizado no Parque Mambucaba, a ação será das 9h às 13 horas, na Praça Carlos Alberto Tavares Carneiro. A iniciativa dará assistência à população mais vulnerável, promovendo acesso a direitos, como documentação básica gratuita, reinserção familiar, inclusão no mercado de trabalho e acolhimento social. Tudo associado às atividades de lazer, recreativas e culturais.


SERVIÇOS OFERECIDOS PELA PREFEITURA DE ANGRA DOS REIS

Secretaria Executiva de Agricultura, Aquicultura e Pesca
- Distribuição de sementes de hortaliças
- Distribuição de folhetos informativos quanto à época de plantio e colheita de hortaliças
- Orientação técnica quanto à implantação e manutenção de hortas domésticas

Secretaria de Cultura
- Apresentação de artistas locais – música e dança
- Oficinas culturais

Secretaria de Saúde
- Educação em saúde
- Vacinação contra covid-19
- Prevenção das arboviroses - dengue, zika e chikungunya

Esporte
- Aulas de Aerobox
- Ginástica Funcional

Secretaria Executiva da Juventude
- Atividades recreativas

Programa RJ para Todos
- Expedição de carteira de trabalho (digital);
- Banco de empregos do Sine;
- Isenção para segunda via de RG;
- Isenção para segunda via de certidões de nascimento e óbito;
- Habilitação para casamento;
- Direitos do consumidor com Procon;
- Saúde, recreação, beleza e bem-estar - aferição de pressão arterial, teste de glicose, avaliação pediátrica, nutricionista, barbearia, recreação e diversão para crianças.