Saque de FGTS calamidade é liberado para moradores de Angra

Segundo a Caixa, valor máximo é de R$ 6.220 e pedido pode ser feito pelo aplicativo FGTS ou na unidade móvel que está na Japuíba

Terça-Feira, 19/04/2022 | Secretaria Executiva de Comunicação .

Trabalhadores de Angra dos Reis já podem solicitar o saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) por calamidade, de acordo com a Caixa Econômica Federal. A liberação, decorrente das fortes chuvas registradas na cidade, pode ser solicitada por meio do Aplicativo FGTS até o dia 2 de julho. Para isso, é necessário ter saldo positivo na conta do FGTS e não ter realizado saque pelo mesmo motivo em período inferior a 12 meses. O valor máximo para retirada é de R$ 6.220,00.

Assim como nas demais cidades em que a retirada dos valores do saque calamidade foi autorizada pela Caixa Econômica, em Angra dos Reis terão direito os moradores que tiveram suas casas atingidas pelo grande volume de chuva registrado, segundo laudo da Defesa Civil. Para que possam fazer o pedido de saque, os moradores dessas áreas devem apresentar o comprovante de residência.

Se ao procurar pelo benefício e o endereço já constar na listagem homologada pela Caixa, mas o morador não puder comprovar residência, a orientação é buscar a convalidação junto à Secretaria de Administração, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.

– Este morador deve solicitar à Associação de Moradores uma declaração de que reside no imóvel e fazer uma certidão de residência no cartório. Este documento deve ser apresentado na Secretaria de Administração para convalidação. Depois, ele vai conseguir sacar o FGTS por calamidade – informa o secretário municipal de Administração.

Já os moradores que tiveram suas casas afetadas, mas não têm os endereços na listagem, devem procurar a Defesa Civil solicitando a inclusão. Depois de comprovado o direito ao saque, a Secretaria de Administração solicitará a inserção do endereço na Caixa Econômica Federal.

Todo o trâmite para o saque do FGTS calamidade também pode ser feito no caminhão da Caixa que está estacionado na Rua Japoranga, S/N, no bairro Japuíba (em frente à Escola Municipal Professora Cleusa Fortes de Pinho Jordão) e funcionará nos dias úteis, das 10h às 15h. A movimentação de dinheiro em espécie estará disponível por meio de caixas eletrônicos instalados na unidade móvel da instituição.