Escola no Abraão é tema de encontro

Com foco na segurança de alunos e professores, a Defesa Civil realizou vistorias na estrutura da unidade e avaliou as condições geológicas do local

Sexta-Feira, 29/04/2022 | Secretaria Executiva de Comunicação .

Vistorias da Defesa Civil, acompanhadas pela Secretaria Executiva da Ilha Grande, descartaram eventuais riscos para estudantes e profissionais da Escola Municipal Brigadeiro Nóbrega, localizada na Vila do Abraão. Depois de ser atingida por um volume histórico de chuva no início de abril, a Ilha Grande vem recebendo atenção do poder público para se recuperar ao longo do último mês, e a preocupação com a unidade escolar foi manifestada pelos pais dos alunos.

Nesta sexta-feira, eles se reuniram com representantes das diferentes áreas da Prefeitura envolvidas nos trabalhos para esclarecimentos de dúvidas e tomar conhecimento quanto aos resultados das análises feitas pelos técnicos.

Dentro do extenso mapeamento feito na Ilha Grande, os estudos indicam que a área onde está localizada a escola não apresenta riscos. Ainda assim, existem procedimentos e protocolos de segurança que devem ser ativados em situação de possibilidade de chuva intensa, e por isso, tanto a equipe da Secretaria Executiva de Defesa Civil quanto da Secretaria Executiva da Ilha Grande participaram do evento, para tranquilizar a comunidade e explicar a situação.

– Se a chuva chegar num volume específico, as pessoas começam a receber SMSs alertando sobre a intensidade dela. Caso a situação continue, chega um ponto em que as mensagens começam a pedir que as pessoas desocupem áreas de risco. A escola, por se tratar de um local com crianças e possuir uma questão de drenagem, acaba sendo orientada também a ser desocupada, mesmo não sendo área de risco. Trata-se de uma ação preventiva, é uma precaução que vamos tomar – explica o secretário executivo da Ilha Grande.