Prefeitura atua na limpeza e desobstrução de ruas

Escola Frei Bernardo acolhe 54 pessoas como medida de prevenção às enchentes no Parque Mambucaba

Sábado, 30/04/2022 | Secretaria Executiva de Comunicação .

A força-tarefa das secretarias de Serviços Públicos, Saúde, Educação e Assistência Social, segue trabalhando intensamente para atender à população atingida pelas fortes chuvas que começaram na madrugada deste sábado, 30. Equipes do Serviço Público, estão desde cedo, atuando na desobstrução de ruas e trechos da RJ-155, que liga Angra dos Reis a Barra Mansa, além de vias do município. A Defesa Civil também está em vários pontos da cidade realizando vistorias.

Angra dos Reis segue em estado de alerta em virtude do volume de chuva que atingiu 270 mm na Serra d´Água, mais do que o dobro previsto pela Defesa Civil, que era de 100 mm. Dezesseis pontos de apoio estão à disposição de moradores. A Escola Municipal Frei Bernardo, no Parque Mambucaba, abriga 54 pessoas. As famílias foram assistidas por profissionais das Secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social.


As ações de limpeza e desobstrução de vias públicas contam com 23 maquinários e mais de 100 servidores do Serviços Públicos nas ruas. À tarde, os trabalhos seguiram em auxílio à Defesa Civil, no Parque Mambucada, que registrou diversos pontos de alagamentos devido às cheias dos rios Mambucaba e Perequê, além da Serra d´Água, RJ-155, Parque Belém, Enseada e Japuíba, locais que ainda exigem remoção de lama e árvores.

Equipes da Defesa Civil reforçaram o ponto de apoio, no Parque Mambucaba, para atendimento às famílias. A ação é preventiva devido ao aumento da maré, previsto em até 1,5 metro para esta tarde, podendo agravar ainda mais as enchentes na localidade.

PONTOS DE APOIO

Além da E.M. Frei Bernardo, outras 15 unidades de ensino foram abertas para possível acolhida de famílias. Confira:

- E.M. Almirante Tamandaré – Vila Nova

- E.M Mauro Sérgio da Cunha – Campo Belo

- E.M. Dom Pedro I – Serra d ´Água

- E.M. Toscano de Brito – Gamboa de Belém

- E.M. Frei João Moreira – Encruzo da Enseada

- E.M. Joaquim Barbosa dos Santos – Ariró

- E.M. Professor Ururahy – Pontal

- CEMEI Júlia Maria da Silva – Santa Rita do Bracuí

- E.M. Princesa Isabel – Parque Belém

- E.M. José Luiz Reseck – Frade

- CIEP Brizolão – Areal

- E.M. Orlando Gonçalves – Banqueta

- E.M. Cleuza Jordão – Japuíba

- E. M. Joaquina Maria Rosa dos Santos – Ariró /Itanema

- Associação de Moradores do Sertãozinho do Frade

CANCELAMENTOS

Por conta das fortes chuvas, a Campanha de Vacinação contra a Gripe deste sábado, dia 30, no CEM Parque Mambucada, foi suspensa. A imunização está agendada para a próxima terça-feira, dia 3, até sexta-feira, dia 6, nas Estratégias Saúde da Família, da localidade. No sábado, dia 7, a vacinação será ofertada no CEM Mambucaba.


Também foi cancelado o Abril Marrom – Prevenção à Cegueira, previsto para ocorrer na manhã deste sábado, dia 30, no Cais Santa Luzia.

Em caso de emergência, os moradores devem ligar para a Defesa - 199 ou 3365 4588. Para se cadastrar e receber SMS da Defesa Civil, envie o seu CEP para o número 40 199.