Concurso de Poesias Brasil dos Reis é sábado

Evento será no Iate Clube Aquidabã e vai homenagear o poeta e jornalista Brasil dos Reis

Quinta-Feira, 26/05/2022 | Secretaria Executiva de Comunicação .

A solenidade de encerramento e premiação do XXXVI Concurso de Poesia Poeta Brasil dos Reis e o Concurso de Interpretação, acontece neste sábado, dia 28, às 19 horas, no Iate Club Aquidabã. O evento é parte das atividades culturais do Ateneu Angrense de Letras e Artes e vai homenagear um dos fundadores da entidade, o poeta e jornalista Brasil dos Reis.

Durante a solenidade haverá interpretação de poesias, premiações e a publicação de uma revista com o resultado dos classificados do 1° ao 10° lugar, cujos temas abordados foram: Tolerância, Sabedoria, Harmonia e Coragem. Oito estados participaram do concurso que contou ainda com poesias portuguesas.

- A nossa alegria é ver a participação de Angra dos Reis em todas as categorias sugerias e o público nacional e internacional esteve presente com grande destaque. O Ateneu já está em festa! - disse o presidente do Ateneu Angrense de Letras e Artes, Marcelo Ramos.

O secretário municipal de Cultura e Patrimônio, Andrei Lara, também falou sobre a importância do evento e ressaltou que Concurso de Poesia Brasil dos Reis e o Concurso de Interpretação, foram realizados por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Matos Teixeira.

- Voltar a frequentar as solenidades do Ateneu é uma grande alegria. A instituição, que está prestes a completar o seu jubileu de ouro é a responsável por salvaguardar a nossa memória e temos a missão de apoiá-la, oferecendo dispositivos para que o movimento literário e poético seja fomentado em nossa cidade – ressaltou Andrei Lara.

MAIS

A Programação cultural do Ateneu, em maio, teve ainda a realização do I Concurso de Fotografia Antuan Abado Henne. As fotografias foram apresentadas com os temas sugeridos: Tolerância, Harmonia, Sabedoria e Coragem. Disputaram o título 24 imagens profissionais. A foto vencedora foi de autoria de Walter Teixeira Braz, com o tema Tolerância e que foi intitulada “Respeito ao Sagrado Alheio”. Ela vai ilustrar a capa da Revista do Concurso de poesias de 2022.

- Fizemos uma votação completamente inédita este ano. Além dos votos dos acadêmicos do Ateneu, contamos com uma banca de jurados formados por alunos da Escola Municipal de Educação de Surdos - detalhou Marcelo Ramos.