Calçadão do Frade passa por recuperação e limpeza

Ressaca do mar e alta da maré danificaram parte da passagem, mas equipes da Prefeitura já trabalham no trecho

Terça-Feira, 31/05/2022 | Secretaria Executiva de Comunicação .

Na última semana, o calçadão próximo à praia do Frade teve boa parte de seu trajeto danificado devido à alta da maré, que culminou numa forte ressaca do mar. Depois de efetuar uma vistoria no local, nesta terça-feira, 31, a Secretaria de Desenvolvimento Regional, por meio do Serviço Público, enviou uma equipe ao bairro para fazer a retirada dos resíduos sólidos, isolar a área – evitando possíveis acidentes – e efetuar a recuperação de um trecho da drenagem e de parte do calçadão.

Durante a ação também foi feita remoção de árvore e de fiação elétrica energizada, contando com apoio da concessionária de energia do município e da Secretaria Executiva de Urbanização, Parques e Jardins. Cinco profissionais e maquinário que envolvia caminhão e motosserra participam das intervenções, sem previsão de conclusão até o presente momento.

O projeto definitivo da reforma e recuperação do trecho específico do calçadão visa melhorar a acessibilidade e diminuir a poluição visual, retirando parte do manilhamento e do esgotamento que tem passado próximo à orla da praia. O objetivo é minimizar o impacto ambiental, retornando à normalidade, para que a população possa fazer o uso do calçadão em caminhadas e outras atividades, como embarque e desembarque da população da ilha e de pescadores e turistas, além de passeios noturnos.