Junho Violeta alerta sobre a violência contra a pessoa idosa

Ação, no Centro de Angra, conscientizou os moradores do município sobre as diversas formas de violência

Quarta-Feira, 15/06/2022 | Secretaria Executiva de Comunicação .

Na manhã desta quarta-feira, 15 de junho, a Praça Codrato de Vilhena (Praça do Papão), no Centro de Angra, recebeu uma campanha alusiva ao Junho Violeta, mês de combate à violência contra a pessoa idosa.

Uma equipe das Secretarias de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania; Assistência Social e da Saúde distribuiu informativos, conversou com a população, esclareceu dúvidas e ofereceu atividades como oficina de mosaico e instruções sobre saúde e bem-estar do idoso.

- Gostei muito de ver as equipes da Prefeitura trabalhando hoje aqui. Essa ação ajuda muita esclarecendo e tirando nossas dúvidas, pois eu nem sabia a quem recorrer em um caso de violência. Eventos assim ajudam a valorizar o idoso – comentou Maria das Graças, de 74 anos, moradora de Jacuecanga.

O assunto mais abordado durante o evento foram os tipos de violência que o idoso pode sofrer. Muitas pessoas acreditam que ela é somente física, mas as equipes apresentaram e ensinaram a reconhecer todos os tipos de abusos que os idosos podem sofrer, sejam eles físicos, psicológicos ou financeiros.

- Estamos iniciando as ações do Junho Violeta, mês importante para o combate à violência contra o idoso. Devemos combater todos os tipos de violência que os idosos sofrem, não somente a física – destacou a coordenadora técnica da Pessoa Idosa.

Além de aprender a reconhecer os tipos de violência, o púbico presente também aprendeu a denunciar e a combater a violência contra os idosos. O município de Angra conta com um Conselho Municipal do Idoso (CMI) que pode ser contatado pelo número (24) 3368 – 7334.