Atendimentos das síndromes gripais são reorganizados

Objetivo é diminuir o contato entre pacientes que buscam atendimentos para outras emergências

Quarta-Feira, 29/06/2022 | Secretaria Executiva de Comunicação .

Na intenção de oferecer mais segurança à população, a Secretaria de Saúde está reorganizando o fluxo dos atendimentos aos pacientes com síndrome gripal, que vem aumentando significativamente, visando diminuir o contato entre pessoas que buscam apoio médico para outras emergências.

Um ônibus foi colocado estrategicamente em frente ao SPA Centro, das 8h às 20h. Nele será realizado o acolhimento e o teste antígeno RT PCR, no qual o paciente irá aguardar o resultado nas duas tendas instaladas no local – 15 a 20 minutos. Em caso de positivo, o paciente será encaminhado pela equipe, com o resultado e ficha de notificação preenchida, ao atendimento pelo médico de plantão do SPA Centro.

Nos SPA’s de Jacuecanga, Frade e Parque Mambucaba foram montadas tendas de apoio para acomodar os pacientes com síndrome gripal que aguardam o resultado do teste. Após resultado, os pacientes que testaram positivo são encaminhados para atendimento médico e recebem prescrição e orientação quanto ao isolamento domiciliar.

Em relação ao Hospital Municipal da Japuíba (HMJ), o próprio conta com uma recepção específica para os casos suspeitos de síndrome gripal. Vale ressaltar que todos os pacientes com sinais e sintomas de síndrome gripal – incluindo a Covid-19 – serão direcionados para a realização do acolhimento, testagem e notificação.