Prefeitura realiza diversas melhorias no Parque Mambucaba

Intervenções, instalações de placas de logradouro e a nova sede da Secretaria Executiva estão melhorando a qualidade de vida dos moradores do bairro

Quinta-Feira, 25/08/2022 | Secretaria Executiva de Comunicação .

Com o objetivo de aproximar o poder público dos moradores do Parque Mambucaba, a Prefeitura de Angra vem realizando várias intervenções e melhorias no bairro, que ajudam a melhorar a qualidade de vida dos moradores da localidade. Ações como desassoreamento, Regularização Fundiária de Interesse Social, drenagem e pavimentação são apenas algumas das melhorias que o local vem recebendo.

Nesta quarta-feira, 24 de agosto, foi inaugurada a sede da Secretaria Executiva do Parque Mambucaba. O local vai funcionar como uma extensão da Prefeitura e oferecerá atendimento administrativo, questões relacionadas à ENEL, cadastro imobiliário e outros serviços de protocolo. O funcionamento para atender o público é das 10h até às 16h.

- O Parque Mambucaba é praticamente uma cidade dentro de Angra dos Reis, são quase 45 mil habitantes. O destaque que a Prefeitura vem dando para o bairro é essencial, pois traz infraestrutura e logística para o local. A nova sede vai facilitar muito o atendimento das demandas dos moradores do Parque Mambucaba – destacou Orli Moreira, morador do Parque Mambucaba.

A Secretaria Executiva do Parque Mambucaba foi criada no começo do ano e tem o objetivo de atender as necessidades dos moradores de uma maneira mais eficaz, tendo em vista a distância entre o bairro e o centro de Angra.

- Criamos a Secretaria de Desenvolvimento Regional e a Executiva do Parque Mambucaba para auxiliar os moradores sem que eles precisem se deslocar 50 quilômetros até o centro da cidade. Agora, com a inauguração, a população tem acesso aos serviços oferecidos na sede da Prefeitura, no Centro de Angra, em seu próprio bairro – comentou o Secretário de Desenvolvimento Regional, Tiago Scatulino.

Obras no Parque Mambucaba

Além da inauguração da sede da Secretaria, o Parque Mambucaba também vem recebendo diversas melhorias ao longo do bairro.

Uma delas é a instalação das placas de logradouro e CEP que facilitam a entrega de mercadorias e correspondências aos moradores e comerciantes locais. A ação faz parte do programa Vias Ordenadas, desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Regional/Superintendência de Habitação, em parceria com o setor de Geoprocessamento da Secretaria de Planejamento e Parcerias. A população tem canal direto para tirar dúvidas, fazer críticas e até sugerir indicações para a instalação de placas do Vias Ordenadas. O contato pode ser feito pelo telefone (24) 3365-2754 ou pelo e-mail logradouros@angra.rj.gov.br.

Um outro destaque é recuperação das estradas vicinais do Parque Mambucaba. O projeto, que é o maior investimento em estradas vicinais da história do município, também atenderá as estradas da Monsuaba, Serra D’Água/Águas Lindas, Sertão do Bracuí, Reserva Indígena, Ponta Leste, Parque Belém, Pontal, Banqueta, Santa Rita do Bracuí, Ariró e Caputera I. No momento, está sendo feito um enrocamento de mais de 130 metros que possibilitará melhores condições de trabalho para aqueles que produzem no sertão da localidade. No bairro, as ações estão beneficiando aproximadamente 140 famílias, que são responsáveis por 40% da produção agrícola de todo o município.

- Este trecho no parque Mambucaba é apenas uma de todas as estradas que vão ser melhoradas ao longo do município. Estamos trabalhando em conjunto com o Estado para viabilizar esta importante demanda para os agricultores de Angra dos Reis – destacou o Secretário de Governo, Cláudio Ferreti.

O bairro também está recebendo uma obra de drenagem e pavimentação na Avenida Fonte da Vida. O local vai receber mais de 15.000 m² de concreto asfáltico e mais de 3.000 metros de drenagem, melhorando a qualidade de vida e de locomoção dos moradores da localidade.

O Parque Mambucaba, juntamente com a Japuíba, foram os primeiros bairros a receberem a Regularização Fundiária de Interesse Social (Reurb-S). No Parque Mambucaba, a Reurb-S abrangerá 3.215 unidades, numa área de 1.473.044,77m², incluindo uma parte da Vila Histórica de Mambucaba.

No momento, está sendo realizado o serviço de topografia que demarca os limites e divisas dos terrenos e faz a descrição de tudo que contém nele, como o imóvel, rocha, árvore