Educação para a valorização da vida

Setembro Amarelo será tema de campanha educativa na rede pública municipal de Angra dos Reis

Quinta-Feira, 01/09/2022 | Secretaria Executiva de Comunicação .

Dedicado à prevenção do suicídio, o mês de setembro será marcado por diversas iniciativas que terão como objetivo a valorização da vida e o esclarecimento do assunto, em atividades que convidarão toda a comunidade escolar a refletir sore o tema.

A Secretaria de Educação desenvolveu um cronograma com a divulgação de conteúdo em diferentes formatos: cards, planfletos, cartazes, além da disponibilização de curso on-line, vídeos e e-books sobre os fatores de proteção e prevenção para o suicídio. Nas unidades de ensino, serão promovidas rodas de conversa com os estudantes sob a coordenação de profissionais da educação e da saúde. O encerramento acontece com uma grande mesa-redonda reunindo os gestores no dia 21 de setembro.

As ações desenvolvidas pela Secretaria de Educação foram pensadas para acessar um número maior de estudantes adolescentes. Segundo as estatísticas, observa-se o crescente percentual de casos que apontam grande sofrimento psíquico, com desfecho desfavorável, nessa população.

No Brasil, o Setembro Amarelo teve início em 2014, quando a Associação Brasileira de Psquiatria, em parceria com o Conselho Federal de Medicina, passou a organizar e fazer parte da maior campanha com o objetivo de acabar com o estigma contra o suicídio no mundo. Neste ano, o lema da campanha é “A vida é a melhor escolha”.