Aberta a Semana da Pátria 2022

Solenidade reuniu autoridades e estudantes em frente ao Palácio Raul Pompeia, iniciando as comemorações do bicentenário da Independência do Brasil

Sexta-Feira, 02/09/2022 | Secretaria Executiva de Comunicação .

A Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria de Educação, abriu oficialmente, na manhã de sexta-feira, 2, a Semana da Pátria 2022. A solenidade ocorreu, como manda a tradição, na sacada do Palácio Raul Pompeia, sede da administração pública municipal, na Praça Nilo Peçanha.

Para abrir a cerimônia, alunos da rede pública municipal e estadual, além de estudantes de escolas particulares, cantaram o Hino Nacional Brasileiro, executado pela Banda do Colégio Naval durante o hasteamento das bandeiras.

O auge da Semana da Pátria será o desfile na manhã do Dia 7 de Setembro, na Avenida Júlio Maria, no Centro. Será uma festa especial por ser o ano do bicentenário da Independência do Brasil, além de retomar os desfiles cívicos após dois anos de parada por conta da pandemia da Covid-19.

O desfile cívico contará com a participação de 21 escolas municipais, quatro estaduais, cinco particulares e 12 entidades. Haverá ainda a participação, pela primeira vez, da Escola Cívico-Militar Ex-Combatente Remo Baral Filho, numa integração com o Colégio Naval.

- Teremos uma Semana da Pátria diferente por estarmos comemorando 200 da Independência do Brasil, quando o país se emancipou política e administrativamente de Portugal. O importante é a gente compreender que nós, cidadãos, somos os responsáveis pela grandeza do Brasil. Como diz o hino nacional, “um filho teu não foge à luta“. Que tenhamos uma semana de reflexão nas nossas escolas e nas nossas comunidades, refletindo como podemos fazer um país melhor nos próximos 200 anos – destacou Paulo Fortunato, secretário de Educação.

- Se quisermos preservar nossa independência, o maior investimento de um país deve ser em educação. É isso que estamos fazendo em Angra dos Reis, valorizando a qualidade do ensino para os 23 mil alunos da rede pública municipal. Um exemplo disso é que todos os nossos estudantes ganharam tablet de última geração para que possam competir com igualdade com os alunos da rede particular, que têm condições de acesso às tecnologias. Também investimos, através do Cartão Educação, para que os alunos pudessem comprar material escolar e uniformes aqui no município. Fiquei muito emocionado em ver todas as crianças e adolescentes cantando o hino Nacional nessa cerimônia – disse Fernando Jordão, prefeito de Angra, declarando aberta a Semana da Pátria.