Afocar inaugura exposição na Casa Larangeiras

Fotos em preto e branco poderão ser apreciadas até 30 de setembro no espaço cultural

Domingo, 18/09/2022 | Secretaria Executiva de Comunicação .

Foi iniciada na noite de sexta-feira (16), na Casa Larangeiras, mais uma exposição da Associação Fotográfica e Cultural de Angra dos Reis (Afocar), intitulada “A Magia em Preto e Branco”. Desta vez, os associados foram desafiados a fotografar em preto e branco, resultando em belas imagens que podem ser apreciadas pelo público gratuitamente até o dia 30 de setembro, de terça a domingo, das 10h às 22h.

Contando com 60 fotografias dos associados inspiradas em paisagens naturais, patrimônios históricos, pessoas, animais e no cotidiano de Angra dos Reis, além de 10 fotografias em cores de projetos realizados entre a Afocar e a Secretaria de Educação, Juventude e Inovação, a exposição conta com o apoio da Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria de Cultura e Patrimônio.

Prestigiando a abertura do evento, a historiadora Ednéa do Marco Pascoal ressaltou a importância da fotografia para a preservação da memória.

– As fotos estão belíssimas. Certamente cada uma delas tem sua história e, por isso, a fotografia é tão importante para a memória de uma pessoa, de uma família, de uma comunidade e de um povo. É um enorme prazer estar de volta à apreciação dos trabalhos da Afocar, porque são realizados com muito zelo e amor – disse a historiadora.

Pelo projeto, realizado em parceria com a Secretaria Executiva da Juventude, estão expostas cinco fotografias em cores selecionadas de jovens que tiveram a oportunidade não apenas de aprender as técnicas, mas de vivenciar a experiência de fotografar com membros da Afocar.

Outras cinco fotos em cores, que também estão expostas, são o resultado da parceria com a Escola Municipal Tânia Rita de Oliveira Teixeira, no Belém, que promoveu um concurso de fotografia entre os alunos do segundo segmento como projeto pedagógico, levando os adolescentes à expansão das sensibilidades através da escrita e da fotografia para o desenvolvimento do conteúdo das disciplinas.

Durante a cerimônia de abertura da exposição, o secretário de Cultura e Patrimônio, Andrei Lara, ressaltou a importância da associação para a cidade.

– A Afocar é uma das principais associações culturais que temos em Angra, com seus membros sempre imortalizando nossas belezas através da fotografia e nos presenteando a cada ano com uma exposição lindíssima como esta. Por isso, não poderíamos deixar de apoiar esta iniciativa e abrir as portas deste espaço cultural que é a Casa Larangeiras – explicou o secretário.

Já o presidente da Afocar, Miguel Alves, lembrou que este foi mais um desafio para os associados, já que eles nunca tinham se dedicado à fotografia em preto e branco numa exposição.

– Lançamos este desafio e ele foi abraçado por todos que se dedicaram à experiência e técnicas de fotografar em preto e branco. Daí o nome da exposição, já que foi uma verdadeira magia. O belíssimo resultado está aí para vocês apreciarem – destaca Miguel, ressaltando que a Afocar, criada há 22 anos, segue promovendo a arte de fotografar, realizando exposições coletivas, cursos e concursos.