Angra recebe Etapa Brasil do Jet Raid

Competição de jet-skis movimentou a cidade e o mar, além de ter impulsionado a economia com geração de renda no segmento náutico

Domingo, 18/09/2022 | Secretaria Executiva de Comunicação .

Angra dos Reis viveu dias de muitas manobras radicais com a realização do maior evento de corrida de jet-ski do mundo, o Jet Raid Brasil, cuja etapa aconteceu no município entre quarta-feira (14) e domingo (18), reunindo os melhores pilotos profissionais e amadores.

Os pilotos e equipes técnicas, que chegaram à cidade com seus familiares, já demonstravam no primeiro dia grande expectativa para o evento, mesmo com o mau tempo. Na quinta-feira (15), os testes das máquinas, 48 jet-skis, já chamava a atenção de quem passava pelo Colégio Naval, que sediou o evento.

Durante toda a sexta-feira (16), as provas classificatórias foram realizadas, com saídas da praia do Colégio Naval. Já na manhã sábado (17), as máquinas e seus pilotos largaram da Praia do Anil rumo à Praia de Jurubaíba, na Ilha da Gipoia, disputando a prova de velocidade.

O cenário de Jurubaíba, que já é paradisíaco, ficou ainda mais bonito com os jet-skis chegando à praia. Em duas escunas, com cerca de 150 pessoas, a torcida era feita em vários idiomas, já que o evento contou com a participação de atletas de 15 países, entre eles, Argentina, Uruguai, Chile, Estados Unidos, França, Itália, Bélgica, Grécia, Peru e outros.

Com o fim dos dias de chuva, o domingo (18) levou um grande público ao calçadão e píer do Colégio Naval para assistir às provas finais da etapa Brasil do Jet Raid, com direito à presença do sol. As manobras radicais na execução do percurso empolgaram quem assistia ao campeonato.

A advogada Juliana Challub, moradora do São Bento, esteve na etapa Brasil do Jet Raid durante todo o domingo, acompanhada da família. Ela ressaltou a importância de um evento que atrai pessoas de todas as nacionalidades.

– Foi muito interessante ver as provas de um esporte que não estamos acostumados em nosso dia a dia. Além disso, ter pessoas de várias nacionalidades é muito legal. Minha filha ficou encantada escutando tantos idiomas. Isso também é bom para Angra, pois essas pessoas retornarão aos seus países contando sobre nossas belezas e isso atrai mais turistas – observou Juliana.

O diretor geral de provas do Jet Raid Mundial, Bruno Casa, lembrou que o evento é realizado há 25 anos, sendo a etapa Brasil, em Angra, uma das melhores.

– Já esperávamos um grande evento, mas superou nossas expectativas. Posso falar pelos pilotos, equipes técnicas e familiares que foram dias maravilhosos em Angra dos Reis. Queremos retornar, com certeza, porque foi um evento de grande sucesso – disse Bruno, agradecendo a Prefeitura de Angra pelo apoio.

Os grandes campeões da etapa Brasil do Jet Raid, na categoria geral, foram os pilotos Javier Díaz e Willian Talavera, do Peru, que competiram em dupla. O destaque também ficou por conta dos brasileiros Murillo Gimenez, de São Paulo – campeão na categoria F1 –, e Allison Guedes, de Angra dos Reis – campeão na categoria F5. A premiação completa do primeiro ao quinto lugar em todas as categorias pode ser conferida no site http://www.jetraidbrasil.com.br.

Os competidores e os moradores de Angra dos Reis também puderam aproveitar a programação noturna do Jet Raid com a Fun Fest, realizada de quinta (15) a domingo (18), no Cais de Santa Luzia, com diversos estilos de musicais. A etapa Brasil foi a primeira a ter uma programação terrestre, integrando ainda mais os competidores à cidade.

O secretário interino de Eventos, Júlio Riquelme também destacou o impacto econômico positivo para o município com a geração de renda, já que as empresas da cidade, inclusive no mercado náutico, prestaram serviço para que tudo fosse realizado com muita organização.

– Para a realização de um evento como este, cerca de 30 empresas, de vários segmentos, se envolvem direta ou indiretamente, movimentando a economia com a contratação de prestadores de serviços. Este é um dos maiores eventos náuticos do mundo e Angra com todo potencial para este segmento não poderia deixar de sediá-lo. Sem dúvida, foi um sucesso e os participantes estão levando uma ótima imagem da nossa cidade para todos os cantos do mundo – concluiu Júlio.