Cleanup Day Angra com lixo coletado no continente e Gipoia

Ao todo foram retirados do meio ambiente 1.180 kg de rejeitos recicláveis

Terça-Feira, 20/09/2022 | Secretaria Executiva de Comunicação .

Moradores de Angra dos Reis dedicaram um pouco de seu tempo, sábado (17), para coletar resíduos recicláveis do mar, encostas, costeiras, praias e pontos de mergulho. O World Cleanup Day é realizado uma vez por ano, sempre em setembro, com o objetivo de mobilizar as pessoas em prol da preservação do meio ambiente.

Foi um dia de muitas atividades para a coleta de lixo na Praia do Anil, Colégio Naval e na Praia das Amendoeiras, na Ilha da Gipoia. Os resíduos foram contabilizados pela empresa Angra Meio Ambiente (AMA), que presta o serviço de coleta, limpeza e conservação no município. Ao todo foram retirados do meio ambiente 1.180 kg de rejeitos recicláveis. A ação, mesmo sendo focada na colaboração de voluntários, contou com o apoio da Prefeitura, por meio do Instituto Municipal do Ambiente de Angra dos Reis (Imaar). Canoístas chegaram cedo à Praia do Anil e em poucas voltas coletaram garrafas plásticas d´água, boias e até pneus.

- A gente que ama o mar se preocupa muito com o lixo que é jogado nele. Praticando a canoagem, já vamos recolhendo o que vemos e que não pertence ao mar. Como hoje, que já retiramos até pneu. Hoje é apenas um dia para chamar à conscientização, mas a preservação do meio ambiente é para todos os dias – disse Leandro da Silva Nunes, integrante da Associação de canoagem de Angra dos Reis (Acoar), que esteve participando do Cleanup Day na Praia do Anil.

No evento, também foi realizada na Praia do Anil mais uma edição do projeto Brincando na Praça, que tem como objetivo principal a conscientização do bom uso do espaço público, por meio de atividades socioeducativas. Durante toda a manhã, a Secretaria Municipal de Urbanização, Parques e Jardins, responsável pelo projeto, ofereceu para a garotada a oportunidade de se divertir com brinquedos feitos com recicláveis e aprender um pouco mais sobre a importância de preservar o meio ambiente.

A preservação dos mares, rios e lagos de Angra dos Reis é fundamental, visto que, o município é um dos mais importantes destinos turísticos do país com ênfase nas atividades náuticas, sejam passeios ou mergulho.