Equipe do HMJ participa de ação sobre prevenção de infecções

Profissionais da UTI trocaram experiências e transmitiram ensinamentos aos outros participantes de evento em São Paulo

Segunda-Feira, 24/10/2022 | Secretaria Executiva de Comunicação .

Uma equipe multiprofissional que trabalha na Unidade de Tratamento Intensivo do HMJ participou da Sessão de Aprendizagem Presencial (SAP), ação que ofereceu oficinas práticas a respeito de ferramentas de gestão, com foco na segurança e em ensinamentos sobre técnicas de prevenção das infecções relacionadas aos cuidados de saúde.

O evento foi organizado no Novotel Jaraguá, em São Paulo, por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi SUS), aliança entre o Ministério da Saúde e seis hospitais de referência no Brasil – Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Beneficência Portuguesa (BP) de São Paulo, Hospital do Coração (H-cor), Hospital Moinhos de Vento, Hospital Albert Einstein e Hospital Sírio-Libanês.

Representando a UTI de Angra, a equipe multiprofissional que participou da ação realizada entre os dias 13 e 14 de outubro contou com a médica coordenadora das UTIs, Dra. Viviane Bogado, a enfermeira da qualidade das UTIs, Beatriz Corrêa, a técnica de enfermagem Naiana Ramalho e coordenador da fisioterapia da UTI, Osmar Júnior. Todos contribuíram e também aprenderam com as dinâmicas realizadas no evento.

A SAP foi criada em 2009 com o propósito de apoiar e também aprimorar o SUS por meio de projetos. A UTI do Hospital Municipal da Japuíba faz parte do programa desde 2021 e está inserida no projeto Saúde em Nossas Mãos, tendo como apoiador de referência o Hospital Alemão Oswaldo Cruz.

O projeto do qual a UTI de Angra participa visa à melhora da segurança do paciente, buscando a redução de infecções relacionadas à assistência à saúde em unidades de terapia intensiva do SUS. Assim, o evento atuou na motivação das equipes participantes do projeto, fazendo com que fossem trocadas experiências, gerando assim novas ideias de mudança.

– Foi extremamente enriquecedor. O evento permitiu uma excelente troca de experiências entre os hospitais participantes de todo o país, instituições privadas e públicas, com modelos de gestão diversos. Reforçou a importância do trabalho em equipe e da autonomia de cada profissional dentro de sua área – resume a Dra. Viviane Bogado.