Novembro Azul com palestra sobre câncer de próstata

Evento que aconteceu no CEM Japuíba forneceu informações sobre prevenção e tratamentos a respeito da doença

Sexta-Feira, 25/11/2022 | Secretaria Executiva de Comunicação .

Pacientes que esperavam atendimento na manhã desta sexta-feira, 25, no CEM Japuíba, foram recebidos com uma palestra com o tema “O que é câncer de próstata”, ministrada pelo médico urologista Nelson Nogaroli dentro da programação do Novembro Azul.

Durante a explanação, o médico falou sobre sintomas do câncer, estágios, tipos de tratamento, exames de detecção, periodicidade de exames de toque retal, dosagem de PSA e prevenção referente à doença, além de destacar a diferença entre hiperplasia benigna da próstata.

– A melhor atitude que o homem pode tomar no sentido de se prevenir quanto ao câncer de próstata é o diagnóstico precoce. Esse tipo de câncer não tem um fator de risco único. Por isso, os exames de PSA e de toque retal são fundamentais para um diagnóstico precoce – explica Nelson Nogaroli.

Após a rápida palestra, boa parte dos homens presentes, que estavam agendados para fazer o exame de PSA, seguiram para o consultório onde o sangue seria colhido e posteriormente enviado para análise. Além disso, todos puderam participar de um café da manhã especial relacionado ao mês de combate ao câncer de próstata.

– Foi uma palestra muito importante e esclarecedora, em que consegui entender mais sobre essa doença e sobre a importância de fazermos os exames necessários para evitar esse problema – informa o eletricista Enivaldo Lopes, de 48 anos, morador do Santo Antônio, que além de assistir à palestra, também estava agendado para o exame de PSA.

Secretarias relacionadas: Saúde