Primeiro fim de semana da Vila Noel

Um cenário de música e luzes encantou angrenses e visitantes. Bairros seguem recebendo iluminação especial durante a semana

Segunda-Feira, 28/11/2022 | Secretaria Executiva de Comunicação .

A Vila Noel, que funciona na Praça General Osório (ao lado do convento do Carmo), Centro de Angra, foi o ponto de encontro de famílias e demais pessoas de todas as idades que quiseram sentir o clima natalino e se encantar com a bela decoração de Natal, cheia de luzes, cores, adereços, cenários e personagens. No sábado e domingo, 26 e 27, centenas de pessoas circularam pelo local. A Vila Noel e a programação de Natal são uma iniciativa da Prefeitura de Angra dos Reis, por meio da Secretaria de Urbanização, Parques e Jardins, e da Secretaria de Cultura e Patrimônio, contando com os serviços do Consórcio Luz de Angra, via PPP de Iluminação Pública.

- Estamos na quarta edição da Vila do Noel. O principal objetivo é resgatar e manter viva a tradição e magia do Natal. Todos são bem-vindos para celebrar na Vila Noel – destacou a secretária de Urbanização, Parques e Jardins, Beth Brito.

Na Vila Noel fica a Casa do Noel, uma casinha onde Papai e Mamãe Noel recebem muitas crianças para fotos em sua sala de estar toda decorada com guirlanda, árvore de natal, móveis e utensílios. Outra casinha de muito sucesso da Vila Noel é a Fábrica de Brinquedos, cheia de brinquedos tradicionais guardados pelos ajudantes do Papai Noel.

Na Vila Noel há também muitos adereços natalinos, luzes multicoloridas, árvore de natal, guirlandas e um miniparque para as crianças brincarem. O Mercado de Natal, com a participação de artesãos no município, é parte dos atrativos e teve grande movimentação de venda de produtos. A Vila Noel contribuiu para movimentar o comércio do entorno até mais tarde do que de costume.

O sábado de chuva fez diminuir o fluxo de pessoas no local. Ainda assim, a praça estava caprichosamente iluminada. Uma oportunudades que muitos viram de fazer fotos para as redes sociais com mais tranquilidade e menos gente passando em volta. A trilha sonora da noite ficou por conta de Rodrigo Sax (Rodrigo Costa), artista angrense que, com saxofones alto e soprano, tocou sucessos nacionais e internacionais, além de canções natalinas, emocionando o público.

O domingo, desta vez sem chuva, teve muito mais público que o dia anterior, e o espaço ganhou ainda mais vida, com a emoção e o encantamento estampados no rosto das pessoas, principalmente das crianças, que eram muitas e se dividiam entre fazer fotos com Papai Noel, andar nos brinquedos e dançar ao som do Duo Adufe, formado por Jorge Eduardo, no violino, e Luís Fernando, no violoncelo. Respectivamente de Volta Redonda e Barra Mansa, os dois tocaram principalmente MPB e pop nacional, além de músicas natalinas.

– A programação cultural do Natal Luz e Arte envolve muitos artistas locais e da região, todos talentosíssimos: cantores, atores, perfomances, artesãos. É um evento lindo, uma oportunidade maravilhosa para fomentarmos a cultura angrense com a magia do Natal – ressaltou Andrei Lara, secretário de Cultura e Patrimônio.

A Vila Noel vai até o dia 23 de dezembro, das 18h às 22h, com a presença do Papai Noel e seus ajudantes, além de internet disponível para os visitantes. Nesse mesmo período continua a ser realizado o Mercado de Natal, com a participação de artesãos do município vendendo seus produtos. No dia 24 de dezembro, véspera de Natal, a Vila Noel ficará aberta das 9h às 14h. No local haverá apresentações musicais diversas em variados dias.

Além da Vila Noel, o Natal Luz e Arte 2022 de Angra proporcionará um espetáculo de luzes e cores com a iluminação ornamental de ruas, avenidas, canteiros e praças. No total, o município contará com 167.676 microlâmpadas e 3.234 metros de mangueiras luminosas. Praças do Centro contarão com luzes nas árvores e elementos decorativos, como bolas, estrelas e corações iluminados. Já as fachadas dos prédios históricos terão seus contornos valorizados com mangueiras de LED. As principais vias de comércio nos bairros serão decoradas com figuras luminosas nos postes.

De acordo com a Secretaria de Parques e Jardins, haverá enfeites/iluminação especiais em diversos bairros do Centro e Ilha Grande. A partir desta semana começam os trabalhos nos bairros. As primeiras vias iluminadas são as de centros comerciais. O trabalho será em ritmo intenso, para deixar o município ainda mais belo nesses últimos dias de 2022.

PROGRAMAÇÃO

30/11 – QUARTA-FEIRA
18h30 – Apresentação musical da E.M. Regina Célia Monteiro Pereira, na Vila Noel

01/12 – QUINTA-FEIRA
18h30 – Apresentação da E.M. Prof. José Américo Lomeu Bastos, na Vila Noel

02/12 – SEXTA-FEIRA
19h30 – Quinteto Unidos pela Música, na Vila Noel

20h30 – Coral da Igreja Adventista do 7º dia, na Vila Noel

03/12 – SÁBADO
18h: Abertura da iluminação de Natal na Praça José Pimenta (Porteira), na Japuíba, e cantata com a Orquestra Sinfônica Juvenil Carioca, do maestro Carlos Sarria.
>> A praça contará com árvore de Natal, iluminação e instagramáveis
Parceria com a Fecomércio RJ

19h30 – Duo Adufe, na Vila Noel

04/12 – DOMINGO
Liga do Natal (Universus) – evento itinerante voltado para todas as idades
Local: Cais de Santa Luzia
16h: Brincadeiras voltadas para crianças entre 6 e 12 anos
18h: exibição de filme
20h15: espetáculo teatral
*Apresentada pelo Governo do Estado, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura e patrocínio da Enel.

19h30 – Bruno Perez e Trio, na Vila Noel

07/12 – QUARTA-FEIRA

15h - Lançamento da 2ª Edição do Projeto Natal Social Itinerante (Vila Noel)
Concessão de cartão-alimentação, no valor de R$ 150,00, para crianças e jovens de 0 a 17 anos com deficiência. Iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania/Secretaria Executiva de Assistência Social

18h30 – Apresentação da E.M. Prof. Antônio José Novaes Jordão, na Vila Noel

08/12 – QUINTA-FEIRA
Apresentação do Padre Omar do Grupo Dó-Re-Mi
20h – Cais de Santa Luzia
Parceria Fecomércio RJ

09/12 – SEXTA-FEIRA
19h30 – Rodrigo Sax, na Vila Noel

10/12 – SÁBADO
19h30 – Rodrigo Sax, na Vila Noel

11/12 – DOMINGO
19h30 – Bruno Perez e Trio, na Vila Noel

14/12 – QUARTA
18h30 – Apresentação da E.M. Frei Fernando Geurtse, na Vila Noel

15/12 – QUINTA
18h30 – Apresentação do Colégio Osvaldo Afonso, na Vila Noel

16/12 – SEXTA
19h30 – Apresentação da Banda Petrus, na Vila Noel

17/12 – SÁBADO
19h30 – Apresentação do Ministério de Louvor da Igreja Reconciliação, na Vila Noel

18/12 – DOMINGO
19h30 – Apresentação do Quinteto Unidos pela Música, na Vila Noel

21/12 – QUARTA
18h30 – Apresentação da E.M. Pref. Francisco Rocha, na Vila Noel

22/12 – QUINTA
18h30 – Apresentação do Colégio Jean Piaget, na Vila Noel

23/12 – SEXTA
19h30 – Música Natalina.