Palestra sobre cuidados com a saúde do homem no CEM Centro

Ação alusiva ao Novembro Azul contou com informações sobre prevenção de doenças e realização de exames

Terça-Feira, 29/11/2022 | Secretaria Executiva de Comunicação .

Homens e mulheres que esperavam atendimento na tarde desta terça-feira, 29 de novembro, no CEM Centro, foram surpreendidos positivamente com uma palestra a respeito da importância da saúde do homem.

O evento, que aconteceu na porta de entrada da unidade de saúde e foi organizado pela coordenadora do CEM Centro, Rebeca Rosa, foi realizado em alusão ao Novembro Azul, movimento internacional criado na Austrália, em 2003 – chegou ao Brasil em 2008 –, e que tem como objetivo sensibilizar e também conscientizar a população masculina em relação aos cuidados com a saúde e a importância da realização dos exames de prevenção contra o câncer de próstata.

– Hoje abordamos os pacientes que ficam na fila de espera, antes que eles fossem consultados, com uma palestra participativa sobre os cuidados que os homens têm que ter e a importância da saúde preventiva – explica a enfermeira Andréa Nakano, de 40 anos, que ministrou a palestra.

Além de a palestra também divulgar a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem e seus cinco eixos prioritários – acesso e acolhimento, paternidade e cuidado, doenças prevalentes na população masculina, prevenção de violência e acidentes e saúde sexual e reprodutiva –, foi oferecido a todos os homens que assistiram à palestra a realização de exames como PSA – que pode apontar a possibilidade de câncer de próstata –, sangue e testes rápidos para HIV, sífilis e Hepatite B.

– Eu vim até aqui no CEM Centro para buscar uma medicação da minha sogra. Estava na fila e ouvi a palestra, que me chamou a atenção. Peguei o remédio e retornei justamente quando a enfermeira estava falando sobre a possibilidade de fazer exames relacionados ao tema. Gostei demais da iniciativa – diz o motorista Oziel Leônidas, de 54 anos, morador do bairro Bracuí que não desperdiçou a chance de cuidar da saúde e ainda curtiu a apresentação do músico Rodrigo, que tocou durante o evento na unidade.

Secretarias relacionadas: Saúde