Bebês do HMAR já estão na nova UTI da unidade

Centro de Cuidados Intensivos Neonatal e Pediátrico conta atualmente com nove recém-nascidos

Quarta-Feira, 30/11/2022 | Secretaria Executiva de Comunicação .

Numa operação rápida e cuidadosa, profissionais que trabalham na nova UTI do Hospital e Maternidade de Angra dos Reis (HMAR) fizeram a mudança dos bebês recém-nascidos dos antigos leitos neonatais para os novos, localizados no 3º andar da unidade, no Centro de Cuidados Intensivos Neonatal e Pediátrico.

Dos 15 leitos neonatais, nove estão ocupados – todos os cinco leitos pediátricos estão livres. A mudança aconteceu das 10h às 12h de quarta-feira, 30 de novembro, e muitas mães, pais e responsáveis puderam acompanhar o processo, tendo sido avisados previamente da mudança.

– O novo espaço já está sendo muito bom. Os bebês estão indo para uma área melhor e mais ampla, assim como os profissionais. É gratificante porque eu, como mãe, sei que meu filho está seguro, e posso ir para casa tranquila – explica Naara Noemi Correa Pires, de 19 anos, moradora do Parque Mambucaba e mãe do pequeno Aiden Costa Correa, de apenas 21 dias de vida.

A mudança foi efetuada após a realização de uma análise geral dos bebês. Todos os recém-nascidos internados na UTI neonatal estão respirando em ar ambiente, sem a necessidade de respirador, o que facilitou o transporte para o novo espaço.

– Estamos com uma estrutura nova, com equipamentos e equipe, muito melhor do que já tivemos em qualquer período em Angra dos Reis. Hoje temos, aparelhagem, um espaço físico ideal para cada bercinho e poltronas para acolher melhor os pais quando vêm visitar os filhos – conta a enfermeira Rosana Muniz, de 50 anos, moradora do Parque Mambucaba.

Mesmo com um trajeto curto relacionado à mudança e com os bebês em bom estado de saúde para passarem pela ação, um número maior de profissionais foi designado à operação, que foi finalizada por volta das 12h, quando todos os nove bebês foram devidamente instalados nos novos leitos de UTI.

Secretarias relacionadas: Saúde