Festa de São Sebastião da Ilha Grande

Moradores e turistas se divertem com música, cultura e praticam a religiosidade

Sábado, 21/01/2023 | Secretaria Executiva de Comunicação .

Nesta semana está acontecendo na Vila do Abraão, Ilha Grande, mais uma edição da Festa de São Sebastião, tradicional na localidade. O evento é realizado pela Diocese de Itaguaí/Paróquia São Sebastião da Ilha Grande, com o apoio da Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria de Cultura e Patrimônio. A festa, que se encerra no domingo, 22, reúne programação religiosa, como missas e procissão; e social, como apresentações musicais.

As atividades se concentram em torno da igreja Matriz, na Vila do Abraão, que é dedicada a São Sebastião. Na sexta-feira, 20, principal dia das programações, houve missa na parte da manhã, com a presença de idosos e enfermos. À tarde foi realizada procissão festiva com a imagem de São Sebastião pelas ruas do Abraão. Em seguida houve a missa solene em homenagem ao santo.

A festa teve também quermesse, com as barraquinhas da paróquia, e o som da banda Arte da Terra. A quermesse e as atrações musicais continuam até domingo. Os cantores Wander Serra e Wendel se apresentam no sábado e no domingo, respectivamente.

– São Sebastião é o padroeiro da Ilha Grande, e a festa faz parte do calendário oficial de Angra. Por isso a Prefeitura demonstra sempre uma atenção especial conosco, ajudando na estrutura para a festa social, com barracas, palco etc. O prefeito Fernando Jordão tem sido sempre muito solícito. Graças a Deus, em todos os anos a festa ocorre com muita tranquilidade, envolvendo moradores e turistas. Esperamos que todos possam receber muitas graças pela fidelidade a Deus, como foi com São Sebastião, que preferiu obedecer a Cristo que ao mundo, dando a sua vida para se manter fiel ao evangelho de Nosso Senhor – disse o frei José Anchieta.

A programação da edição deste ano começou no sábado passado, 14, com almoço festivo (angu à baiana) e o levantamento do mastro de São Sebastião. O santo é o padroeiro da comunidade desde a construção de uma pequena capela em sua honra. Sabe-se que o Imperador Dom Pedro II passou pela Ilha Grande, e que, visitando a Vila e vendo a necessidade da capela, doou sua porta principal. Em 7 de agosto de 2011, foi criada a nova Paróquia da Ilha Grande, sendo escolhida como matriz a capela de São Sebastião da Vila do Abraão.

– A festa de São Sebastião é uma das maiores manifestações culturais da Ilha Grande, que segue viva e forte. A Prefeitura de Angra esteve junto à paróquia, do início ao fim, apoiando. É o nosso papel. Ao fim da procissão de ontem, o meu sentimento de gratidão era profundo – declara o secretário de Cultura e Patrimônio, Andrei Lara.