1 ano de Café com Controle

Edição especial teve a participação de Cristiane Mara Rodrigues, controladora municipal de Niterói

Terça-Feira, 28/11/2023 | .

A Controladoria-Geral do Município (CGM) celebrou na última segunda-feira, dia 27, um ano de Café com Controle, série de encontros que visa à integração de todas as unidades que compõem o Sistema de Controle Interno do município de Angra dos Reis, o que inclui Prefeitura de Angra e suas fundações e autarquias. A edição especial do Café com Controle contou com a presença do controlador-geral de Angra, Roberto Peixoto, do secretário de Governo e Relações Institucionais de Angra, Cláudio Ferreti, e da controladora-geral do município de Niterói, Cristiane Mara Rodrigues Marcelino.

O evento foi realizado no Teatro Municipal, durante a manhã, reunindo, principalmente, profissionais do serviço público municipal ligados ao controle interno. O Café com Controle surgiu para integrar e aprofundar o conhecimento dos agentes públicos por meio do intercâmbio de informações, destacando o papel de cada profissional na construção de uma administração pública mais eficiente.

– Niterói tem sido uma inspiração para nós, e nós temos que aprender e trocar conhecimento com quem sabe. Os resultados têm aparecido – disse o controlador-geral, ressaltando a vinda da representante da Prefeitura de Niterói para esta edição do Café com Controle.

Quanto aos resultados, Roberto Peixoto destacou a aprovação pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) das contas do município de 2022, aprovadas com apenas três ressalvas. A aprovação das contas de 2022 com um número tão reduzido de ressalvas mostra o desenvolvimento do trabalho da CGM. No início da gestão, em 2017, as contas de 2016 vieram com 18 ressalvas do TCE.

Nesse processo de aperfeiçoamento, a Controladoria de Niterói tem servido como modelo em alguns aspectos, como na implementação da política de gestão de riscos. A publicação pela CGM de Angra da política de gestão de risco, no início deste ano, é resultado de um trabalho iniciado no começo de 2022, inspirado na gestão de risco do município de Niterói e que incluiu a ida de profissionais de Angra àquele município para capacitação. Cristiane Mara falou sobre sua experiência profissional no TCM-Rio e no município de Niterói.

– No TCM-Rio, atuei como auditora de controle externo e, em Niterói, fui convidada para ser controladora do município, atuando no controle interno. Nós, como controle interno, temos a grande oportunidade de agir antes de os problemas ocorrerem. Em 10 anos de trabalho, nunca tivemos contas rejeitadas no município de Niterói – disse a controladora.

Ela falou sobre o papel de cada servidor no exercício do controle dos recursos públicos, a importância das unidades de controle e também dos termos de requisitos mínimos (TRM). Os TRMs especificam as exigências mínimas que devem ser observadas previamente pelo gestor, de forma a orientar a instrução dos processos administrativos, o que leva a um fortalecimento do sistema de controle interno e das ações preventivas e detectáveis.

O secretário de Governo ressaltou o apoio da CGM na gestão dos recursos, de modo a possibilitar a implementação de políticas públicas nas diversas áreas, como Educação, Saúde, Turismo, Obras etc.

– Para trabalhar na Prefeitura de Angra é preciso competência e compromisso. A gente trabalha com foco nos resultados. E os resultados são as políticas públicas chegando para as pessoas. Não existe coisa fácil no poder público. O que existe é trabalho. E a Controladoria viabiliza este trabalho – destacou Ferreti.