Capela mortuária da Serra D’Água já está funcionando

Espaço construído pela prefeitura fica ao lado do cemitério do bairro e possui três salas, banheiros e amplo estacionamento

Quinta-Feira, 21/03/2024 | .

A população de Angra dos Reis conta agora com mais uma capela mortuária para velar seus entes queridos. A prefeitura entregou, nesta semana, o espaço localizado ao lado do cemitério municipal no bairro da Serra D’Água.

Construída em uma área de 336,00 m², o espaço recebeu o nome de José Pereira, em homenagem a um antigo morador do bairro falecido no ano passado. A capela abriga três salas adequadas para velórios, espaçosas e bem iluminadas; banheiros femininos e masculinos, inclusive com adaptações para atender às pessoas com deficiência; fraldário; cantina; copa e uma sala de descanso para os coveiros. Em frente à capela há ainda um amplo estacionamento.

- A obra entregue contempla também todo o entorno da capela mortuária. Essa área foi urbanizada, recebeu pavimentação, iluminação de LED e paisagismo. Pensamos em oferecer um lugar digno para que os familiares e amigos se despeçam de seus entes queridos - explicou o secretário de Infraestrutura e Obras Públicas, Alan Bernardo.

O serviço foi executado sob a supervisão da Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas, e o espaço será administrado pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania.

- Esse é mais um espaço para atendermos a nossa população com dignidade e respeito, conforme a determinação do nosso prefeito Fernando Jordão e do secretário de Governo, Cláudio Ferreti – destacou Ana Elisa de Almeida Araújo Rosa, superintendente de Assistência Social.

O projeto arquitetônico contempla uma estrutura acolhedora, funcional e acessível e foi planejado de forma a atender às necessidades em um momento tão difícil. Do lado de fora foi construída uma rampa com guarda-corpo que dá acesso direto ao cemitério, facilitando a locomoção das pessoas com deficiência.

Para suprir a demanda de água, foi erguida uma caixa d’água com capacidade para dois mil litros, e, para separar o cemitério da capela, um muro de 840 m² foi construído.

A Igreja de Nossa Senhora do Amparo, localizada atrás da capela mortuária, também foi revitalizada e recebeu iluminação especial em LED, instalada pela prefeitura.