Nesta quinta-feira (12), a Secretaria de Proteção e Defesa Civil emitiu um alerta sobre o elevado risco de incêndios florestais em Angra dos Reis neste período de temperaturas altas e baixa umidade do ar. No mesmo dia foram identificados pelo menos três pontos de queimadas no município.
Angra dos Reis possui a maior área preservada de Mata Atlântica da região sul-fluminense, com quase 65 mil hectares, e importantes unidades de conservação, como o Parque Estadual Cunhambebe, a APA Tamoios e o Parque da Cidade (Parque Municipal da Mata Atlântica).
Para evitar o surgimento de novos focos de incêndio é importante que não se queime lixo, folhagens, galhos e entulhos, principalmente se for próximo de áreas de vegetação. Também não se deve jogar bituca de cigarro no chão, pois, além de sujar o ambiente, isso faz o mato seco pegar fogo com mais facilidade.
É importante também descartar o lixo adequadamente, por meio do sistema de coleta, não soltar balões e evitar acender fogueiras, velas, lareiras, lamparinas e lampiões. Quando necessário, certifique-se de apagá-los corretamente.
Em caso de incêndio, deve-se fazer contato imediato com o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.
Focos de incêndio podem ser denunciados por meio da Linha Verde 0300- 2531177. Provocar queimadas é crime, Lei Federal 9.605/1998, com pena de reclusão de dois a quatro anos e multa.