Prefeitura sedia oficina do INCA sobre vigilância do câncer relacionado ao trabalho

Evento reuniu profissionais de saúde e representantes de empresas para debater formas de prevenção e combate à subnotificação da doença

01 de agosto de 2025

A Prefeitura de Angra dos Reis, por meio da Secretaria de Saúde, juntamente com o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador da Baía da Ilha Grande (CEREST-BIG), promoveu nesta quarta-feira, 30 de julho, uma oficina de capacitação sobre o câncer relacionado ao trabalho. O evento, realizado no Centro de Estudos Ambientais (CEA), na Praia da Chácara, reuniu cerca de 70 profissionais da saúde, pesquisadores, gestores públicos e representantes de empresas da região.

Ministrada por especialistas do Instituto Nacional de Câncer (INCA), a oficina teve como objetivo principal ampliar a vigilância sobre os casos de câncer ocupacional, contribuindo para a redução da subnotificação no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN). A iniciativa visa garantir que trabalhadores expostos a agentes cancerígenos no ambiente laboral tenham acesso aos seus direitos previdenciários e legais.

Durante o evento, foram apresentados dados mundiais e projeções para os próximos 30 anos sobre a incidência do câncer relacionado ao trabalho. Muitos desses casos ainda não são identificados ou registrados de forma adequada, o que compromete a formulação de políticas públicas eficazes para a proteção da saúde do trabalhador.

A programação contou com palestras expositivas, vídeos educativos e atividades práticas. Os participantes foram divididos em grupos de discussão, cada um focado em um campo produtivo específico. Nessas rodas de conversa, foram analisadas as possíveis relações entre os ambientes de trabalho e o surgimento de tipos específicos da doença.

O câncer relacionado ao trabalho, também chamado de câncer ocupacional, é aquele causado pela exposição contínua a substâncias ou agentes presentes em determinadas atividades profissionais, como solventes, metais pesados, poeiras e radiações. 

Além de profissionais da rede municipal de saúde, participaram da atividade representantes de setores como indústria naval, construção civil, portos, serviços e petróleo, setores com maior risco de exposição a agentes nocivos.