Rede Municipal de Pontos de Cultura começa com seis grupos contemplados
Bairros do Centro, Japuíba, Monsuaba, Frade, Belém e Ilha Grande serão palco de diversas ações culturais promovidas por entidades locais

A Secretaria Municipal de Cultura e Patrimônio recebeu nesta sexta-feira, dia 4 de julho, os representantes das seis entidades selecionadas para integrar a Rede Municipal de Pontos de Cultura de Angra dos Reis. Os grupos contemplados assinaram os contratos e irão desenvolver atividades nos bairros Centro, Japuíba, Monsuaba, Frade, Belém e Ilha Grande.
Ao todo, serão investidos R$ 360 mil em recursos federais, R$ 60 mil para cada ponto cultural, para a realização de ações com duração mínima de um ano. Estão previstos oficinas, cursos, seminários, festivais, apresentações de teatro, música e outras expressões artísticas, promovendo o acesso à cultura e o fortalecimento de iniciativas locais.
O investimento é viabilizado por meio da Política Nacional de Cultura Viva (PNCV), instituída pela Lei Federal nº 13.018, de 22 de julho de 2014. O edital foi elaborado pela Secretaria Municipal de Cultura e Patrimônio, com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), conforme a Lei Federal nº 14.399, de 8 de julho de 2022.
A secretária de Cultura e Patrimônio, Marlene Ponciano, ressaltou a importância da iniciativa.
“A cultura é um dos principais pilares da nossa identidade nacional. Os Pontos de Cultura são espaços que promovem o acesso e a valorização da diversidade cultural, funcionando como verdadeiros catalisadores da arte e da expressão popular em nossas comunidades. Com o apoio financeiro que estamos implementando, garantimos que esses pontos continuem a florescer, oferecendo a todos oportunidades de criação, aprendizado e envolvimento cultural”, disse.
As entidades selecionadas são SOS Ilha Grande (Ilha Grande), Quadrilha Dona Junina (Japuíba), Coletivo das Mulheres Negras e Amigas da Raça Brasil Winnie Mandela (Monsuaba), Núcleo de Referência (Frade), Projeto Social Ajax (Belém) e Banda Jardim Sarmento (Centro).