Prefeitura realizará mobilização contra a dengue neste sábado no Belém
Ação inclui vacinação de crianças e adolescentes, visitas domiciliares e atividades sobre a importância da prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti
Neste sábado, 08 de novembro, a Prefeitura de Angra dos Reis, por meio da Secretaria de Saúde, participará do Dia de Mobilização Nacional contra a Dengue com uma série de atividades no bairro Belém. A ação acontecerá das 8h30 às 14h e contará com vacinação, visitas domiciliares e atividades de conscientização e recreação para a comunidade.
A mobilização atende a uma convocação do Ministério da Saúde e acontecerá simultaneamente em todo o país. Em Angra, a programação será concentrada na quadra do Belém. Paralelamente, equipes da Secretaria de Saúde irão realizar visitas domiciliares para orientar os moradores sobre a eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti. A estratégia busca envolver diretamente a população no combate ao mosquito transmissor das doenças, reforçando a importância da participação de todos na prevenção.
Também haverá aplicação de vacinas contra a dengue na unidade Estratégia Saúde da Família (ESF) do Belém. A imunização será destinada ao público-alvo de 10 a 14 anos.
De acordo com o Ministério da Saúde, mesmo com a redução recente nos casos registrados, historicamente os índices de dengue, zika e chikungunya tendem a subir entre os meses de novembro e maio, período marcado por calor intenso e chuvas frequentes — condições ideais para a reprodução do mosquito.
A Prefeitura destaca que, em Angra dos Reis, 86% dos focos do Aedes aegypti estão nas casas das pessoas. Por isso, é importante que população permaneça alerta e elimine possíveis criadouros: virar garrafas para baixo, remover os pratos dos vasos de planta, guardar pneus em ambientes cobertos, limpar as calhas, amarrar bem os sacos de lixo, manter a caixa d’água tampada e esvaziar recipientes de degelo em geladeiras.
VACINAÇÃO CONTRA A DENGUE
Em Angra, a vacinação contra a dengue ocorre de segunda a sexta-feira, em todas as Estratégias de Saúde da Família, das 8h às 17h. No momento, as doses estão sendo direcionadas para as crianças e adolescentes de 10 a 14 anos.
Para se vacinar, os pais ou responsáveis devem apresentar a caderneta de vacinação e o CPF da criança ou adolescente.