Angra comemora 524 anos com corte do bolo, alvorada festiva e café da manhã
Celebrações começaram na noite do dia 5 e seguiram até a manhã desta terça-feira, 6, reunindo moradores e visitantes no Centro da cidade
Os 524 anos de Angra dos Reis foram celebrados com muita música, tradição e alegria em uma grande festa popular que tomou conta da Praça Nilo Peçanha e manteve o Centro da cidade em clima de comemoração até a madrugada, reunindo moradores e visitantes para celebrar a história, a cultura e o orgulho angrense.
A programação teve início ainda na noite do dia 5, com a Corrida dos Santos Reis pelas ruas do Centro. Em seguida, o público pôde acompanhar as apresentações das bandas Jardim Sarmento e do Colégio Naval, que animaram o espaço em frente à sede da Prefeitura.
À meia-noite, o céu foi iluminado pela queima de fogos, marcando a chegada do aniversário de 524 anos do município. Ao mesmo tempo, a Folia de Reis Luz Divina realizou a tradicional apresentação musical para a abertura dos portões da Prefeitura, saudando as autoridades presentes e o público.
Na sequência, aconteceram as falas oficiais em saudação ao aniversário da cidade. O prefeito Cláudio Ferreti participou ao lado da primeira-dama e secretária de Urbanização, Parques e Jardins, Beth Brito. Também estiveram presentes o vice-prefeito e secretário de Esporte e Lazer, Rubinho Metalúrgico, acompanhado da esposa, Nathalia Rocha; o ex-prefeito Fernando Jordão e sua esposa, a deputada estadual Célia Jordão; o presidente da Câmara Municipal, Jorginho Brum; os vereadores Dudu do Turismo, Edinho Rodrigues, Titi Brasil, Helinho do Sindicato e Kelven da Saúde, além de secretários municipais.
— Celebrar o aniversário de Angra é celebrar a nossa história, o nosso povo e tudo aquilo que construímos juntos. É um privilégio poder trabalhar para oferecer mais oportunidades, saúde, qualidade de vida e desenvolvimento para a cidade mais linda do mundo. Seguimos unidos, com respeito às nossas tradições e olhar firme para o futuro — afirmou o prefeito Cláudio Ferreti.
Em seguida, foi realizado o tradicional corte do bolo, acompanhado por uma multidão que formou fila para participar desse momento simbólico, saborear uma fatia e tentar encontrar a moeda e a aliança tradicionalmente escondidas no bolo. Segundo a lenda, quem acha a moeda está destinado a um ano de prosperidade, enquanto quem encontra a aliança viverá um casamento em breve.
Após a celebração da meia-noite, a Praia do Anil recebeu o show do cantor Belo, que animou o público com grandes sucessos do pagode romântico.
Manhã do dia 6
Ainda seguindo as comemorações, a manhã desta terça-feira (6) começou com a alvorada festiva, às 6h, em frente à Igreja Matriz, com as apresentações da Banda do Colégio Naval e da Folia de Reis Luz Divina. Logo depois, às 7h, o saguão da Prefeitura foi novamente aberto para um café da manhã oferecido à população, também ao som da tradicional folia, reforçando a identidade cultural angrense.
Programação segue ao longo do dia
As homenagens aos 524 anos de Angra dos Reis continuam ao longo desta terça-feira. Às 18h, será celebrada a missa solene em ação de graças na Praia do Anil, reunindo autoridades, fiéis e comunidade em geral. Em seguida, às 20h, o cantor católico Walmir Alencar encerra a programação oficial com um show especial, marcando um momento de fé, encontro e celebração.